Versão para impressão
PDF
20
Mar

Estudar mais é preciso

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), consciente da necessidade de aumentar a qualificação superior da população portuguesa e de a sensibilizar para as vantagens de um curso superior, lançou um conjunto de iniciativas do qual se destaca, desde logo, o programa “Estudar mais é preciso”.

Apesar do crescente compromisso das famílias, das instituições de ensino superior, da sociedade e das políticas para com a formação superior e o conhecimento científico, os níveis da população com um curso de superior estão ainda aquém do que seria desejável alcançar.

Na verdade, entre outras evidências, apenas 4 em 10 jovens com 20 anos está a frequentar o ensino superior, as taxas de insucesso e abandono têm ainda expressão ao nível das instituições de ensino superior, em especialmente para o grupo com mais de 23 anos, e os níveis gerais de formação superior da nossa sociedade são ainda visivelmente modestos.

No sentido de sensibilizar os estudantes, as famílias, os professores, as escolas e as empresas para a necessidade da formação e da qualificação, o MCTES e a Direção Geral do Ensino Superior (DGES) prepararam a iniciativa “Estudar mais é preciso” que inclui o desdobrável “Estudar mais é preciso – 10 razões” o qual evidencia os benefícios da formação superior.

Ao mesmo tempo, está já disponível um número direto para informação sobre o acesso ao ensino superior (213 126 100), visando a disponibilização de informação simplificada sobre o ensino superior (funcionamento, cursos, instituições, acesso e apoios), garantindo as condições adequadas para que as escolhas possam ser feitas de forma informada e consciente.

A partir deste sábado, dia 17 de março, arranca nos canais de televisão a campanha “Não desistas de ti”, desenvolvida entre o MCTES, o Ministério da Educação e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), com o intuito de destacar a importância da formação e do conhecimento ao longo da vida, desde as vantagens em matéria de emprego e condição socioeconómica, até aos benefícios em matéria de competências pessoais

Esta campanha inclui também o portal http://continuaaestudar.pt/ que contém informação relevante sobre as condições de acesso e frequência do ensino superior e o Manifesto “Não desistas de Ti”, dirigido aos estudantes que se encontram a frequentar o ensino secundário, nos cursos científico-humanísticos e profissionais.

Versão para impressão
PDF
16
Mar

SESSÃO DISTRITAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS - ENSINO BÁSICO

parlamento dos jovens bsico

Teve lugar no passado dia 12 de março a sessão distrital do Parlamento dos Jovens em Vila Real.

A nossa escola foi uma das três escolas eleitas para representar o círculo eleitoral de Vila Real na Sessão Nacional na Assembleia da República.

Aos alunos Gonçalo Ferreira, António Reis, Rui Sá do 9º E e Francisca Pereira do 9º C os meus parabéns por terem representado tão bem o nosso agrupamento.

Os alunos Gonçalo Ferreira e o António Reis foram eleitos deputados à Sessão Nacional do Parlamento dos jovens a realizar nos dias 16 e 17 de abril na Assembleia da República.
A aluna Francisca Pereira irá na qualidade de Jornalista.

Um agradecimento e um elogio à aluna Ana Carolina Santos do 9º A que na qualidade de presidente da mesa na sessão distrital desempenhou o cargo com muita competência e responsabilidade.
É neste momento candidata à mesa para a sessão nacional.

Como coordenadora deste Projeto no AE, considero que a participação neste projeto é muito pertinente uma vez que incentiva os alunos à participação cívica e política.

Obrigada a todos pela participação, dedicação, empenho e interesse.

 

A coordenadora do projeto - Mª Rosário Sousa


foto alunos parlamento bas

 

Versão para impressão
PDF
15
Mar

Hoje na História - 15 de março de 44 a. C., assassinato de Júlio César, líder militar e político romano.

15-de-marco-de-44-a.-C. Copy

Atividade desenvolvida pelas turmas do curso de Línguas e Humanidades em articulação com a Biblioteca Escolar. 

Versão para impressão
PDF
13
Mar

CONTRATAÇÃO DE TÉCNICOS - AEC'S DE ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA - OFERTAS 3458 E 3459

O Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó pretende contratar dois técnicos de Atividade Física e Desportiva. Um técnico para o Escola Básica de Pegarinhos (oferta 3458 - aviso de abertura), e outro para a  Centro Escolar de Alijó  (oferta 3459- aviso de abertura).

Versão para impressão
PDF
08
Mar

Dia Internacional da Mulher - Todas as Mulheres são Especiais

flores

O grupo de educação especial em articulação com o CEF de Restaurante / Bar assinalou, no decorrer do dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, com atividades de sensibilização junto dos alunos e da comunidade escolar da sede do agrupamento.
A atividade centrou-se na venda simbólica de flores, elaboradas pelos alunos, acompanhadas de um poema de Ivone Boechat e de uma dedicatória à Mulher.
Nesta ação participaram, de forma direta e indireta, professores e alunos do Curso CEF de Restaurante/Bar, os docentes e alunos de Educação Especial e todos os que se associaram a este evento.
Um especial agradecimento à Professora Lina Guedes.

O Grupo de Educação Especial   

Versão para impressão
PDF
06
Mar

À DESCOBERTA DO OURO ROMANO DE TRESMINAS

No dia 27 de fevereiro, os alunos do 7.º ano da Escola Básica e Secundária de Alijó visitaram o Complexo Mineiro Romano de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar. Apesar do muito frio, a atividade foi “aquecida” pelo entusiasmo, curiosidade e boa disposição de todos durante a visita à mina romana e ao Centro Interpretativo. Pelo meio, alunos e professores tiveram a oportunidade de ver morcegos e de caminhar por um dos trilhos naturais da região, cuja paisagem é deslumbrante.

1 Copy 2 Copy 3 Copy

 

Versão para impressão
PDF
06
Mar

SEMANA DO SOCORRISMO

 

soc1 soc4

 

O Clube de Proteção Civil da Escola D. Sancho II de Alijó em parceria com os Bombeiros de Alijó, Favaios e Sanfins do Douro, dinamizaram e irão continuar a dinamizar nas turmas de quinto ano, aulas sobre técnicas de socorrismo, onde explicaram aos nossos alunos pequenos princípios básicos que podem fazer toda a diferença em caso de emergência médica. Não faltaram orientações sobre como proceder em caso de queimaduras, desmaios, hemorragias e engasgamento e até foram praticados alguns exercícios como a posição lateral de segurança.

 

soc2 soc3

 

O Clube de Proteção Civil

Orçamento Participativo

LOGO COR-03

Conhece aqui as propostas que irão ser votadas:

Escola Básica do Pinhão

Aquisição de uma mesa de matraquilhos e melhoria das condições do Clube da Rádio Escolar

 

Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó

Projeto A - Reciclagem Divertida

Projeto B - Novo Sistema Internet

Projeto C - Reabilitar Rádio Escolar

Projeto D - Mesa de Bilhar

Projeto E - Clube Graffiti

 

A votação é no dia 22 de março no auditório principal das 9:00 às 16:00 horas

Jornal Escolar - O Plátano

Consulta aqui as edições anteriores do Jornal Escolar - O Plátano

Ano Letivo 2016/2017

1ª Edição

2ª Edição

3ª Edição - Nas bancas

 

Biblioteca Escolar Digital

Biblioteca Escolar Digital

SELO DE SEGURANÇA DIGITAL

Plataformas online

Microsoft-Office1

GIAE ONLINE

moodle logo

moodle logo(V1.9)


Quem está em linha

Temos 191 visitantes em linha

Contactos Agrupamento D. Sancho II - Alijó

Avenida 25 Abril 29
5070-011 ALIJÓ

e-mail serviços administrativos: secretaria.geral@aealijo.edu.pt

e-mail:    geral@aealijo.edu.pt  
telefone: 259 959 120
fax:        259 958 250

novo logotipo