Informações

OFERTA EDUCATIVA

Destaque

Os níveis/classificações dos anos sujeitos a provas/exames nacionais (9º, 11º e 12º anos) já estão disponíveis no GIAE online

Versão para impressão
PDF
10
Maio

Abertura do Concurso para Diretor do Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó

Está aberto o Concurso para Diretor do Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó. Mais pormenores na secção do Conselho Geral

Versão para impressão
PDF
30
Abr

Atividade CPCJ - Laços Azuis Humanos

A CPCJ de Alijó em colaboração com o Agrupamento de Escolas D. Sancho II e o Município, uniu-se à iniciativa nacional, formando com todas as crianças do Pré escolar e do 1º Ciclo do Concelho, Laços Azuis Humanos, no dia 30 de Abril. Com esta iniciativa pretende-se consciencializar/ sensibilizar toda a comunidade local e nacional para a importância da Prevenção dos Maus tratos na Infância.


“Serei o que me deres…que seja 

                               amor



Versão para impressão
PDF
30
Abr

25 de abril na Escola do Pinhão

No dia 24 de abril de 2019, na Escola Básica do Pinhão foi desenvolvida uma das atividades inseridas na rúbrica "Comemoração de Datas Históricas" do Plano Anual de Atividades do Grupo Disciplinar de História: a comemoração dos 45 anos da revolução de abril. Os alunos do 6ºP pesquisaram e elaboraram cartazes alusivos à Revolução de Abril (o movimento do M.F.A.; rostos da história como Salgueiro Maia e António Spínola; as músicas da revolução...), cartazes esses afixados/divulgados em diferentes espaços da escola. Os alunos do 9ºP elaboraram uma notícia alusiva aos 45 anos da revolução divulgada na rádio escolar com as músicas "E depois do Adeus" de Paulo de Carvalho e "Grândola Vila Morena" de Zeca Afonso. Encarnando dois soldados e dois populares, a turma entrou, ao som de "Grândola Vila Morena", em todas as salas explicando a revolta preparada pelos militares e o apoio popular dado a este movimento, assim como o simbolismo dos cravos vermelhos. De forma criativa, num espírito de cooperação e partilha divulgou-se e valorizou-se o saber, onde os alunos foram, mais uma vez, os professores neste dia.

 

1 2
4 3
Versão para impressão
PDF
30
Abr

Atividade CPCJ – Abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância Projeto “Namorar com Fair Play”

O Projeto “Namorar com Fair Play” é promovido pelo IPDJ e é dinamizado na CPCJ de Alijó, pela Representante da Educação, professora Cláudia Morais e por quatro alunas voluntárias do 12º A do Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Alijó, Mariana Pinto, Sara Brites, Sofia Silva e Tiffany Pimentel.

Este projeto tem como objetivo desenvolver ações com os alunos/as do 1º  2º/3º ciclos e secundário, visando a prevenção da vitimização, o combate à violência em ambiente escolar e no namoro,  a promoção de relações interpessoais e sociais promotoras de igualdade de género com vista à promoção de uma cultura de cidadania ativa e de não-violência.

No dia 26 de abril, as quatro alunas voluntárias dinamizaram duas ações de sensibilização, promotoras de igualdade de género junto dos alunos do 3º e 4º ano, na Biblioteca do Centro Escolar de Alijó.

 

Versão para impressão
PDF
29
Abr

Operação STOP

 No âmbito da Prevenção dos Maus Tratos na Infância,  a CPCJ de Alijó, dinamizou no dia 26 de abril, uma "Operação Stop"para sensibilizar  a comunidade local para a importância da sua prevenção e sinalizaçãocom a colaboração da GNR, do Agrupamento e Escolas D. Sancho II  e das crianças do 1º ciclo de Vilar de Maçada.

Versão para impressão
PDF
24
Abr

Alunos do curso de Técnico Auxiliar de Saúde visitam instituições

57453591 660098264404267 1892205648217636864 o 57503205 660099494404144 4785472850628706304 o

 

Nos passados dias 9, 10 e 11 de abril as alunas, do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, tiveram a oportunidade de visitar as instituições de saúde onde irão desenvolver a formação em contexto de trabalho, nomeadamente, no Centro de Dia de Favaios, no Lar de Vilar de Maçada e no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Alijó.

Os objetivos destas visitas foram sensibilizar as alunas para a relação com o próprio meio de trabalho, consciencializando-as com as rotinas inerentes ao dia-a-dia; contribuir para o desenvolvimento da capacidade de adaptação ao meio envolvente; e identificar as principais atividades do perfil profissional.

Durante as visitas houve a possibilidade de conhecer as instalações das instituições, bem como as práticas/serviços prestados aos utentes. Dessa forma, foram demonstradas práticas, necessidades e dificuldades no cuidar, de acordo com o tipo de dependência dos utentes, onde lhes foi transmitido e incutido que os cuidadores não devem só contribuir para conservar a saúde e o bem-estar do idoso, mas também valorizar as capacidades existentes, estimulando e incentivando o cuidado a si próprios.

As alunas também tiveram oportunidade de participar ativamente nas atividades de reabilitação e animação que estavam a decorrer, para lhes despertar a melhor forma de como comunicar o mais assertivamente possível com os idosos.

  

57726662 660095341071226 5321401189105926144 o thumbnail IMG-1941
Versão para impressão
PDF
22
Abr

Alunos do Curso Técnico de Restaurante Bar promovem Coffee Break no Fórum "O Poder da Colaboração"

A convite da Câmara Municipal de Alijó, os alunos do 8º e 9º anos do Curso CEF de Restaurante Bar, no passado dia 17 de abril, no Auditório Municipal, asseguraram a confecção e concretização do Coffee Break inserido no programa do Fórum "O Poder da Colaboração", uma iniciativa de cariz nacional que celebra o Ano da Colaboração.

Inspirados nos produtos endógenos e sob a orientação dos professores das disciplinas técnicas do Curso, Luisa Mesquita, Paulo Carvalho, Dília Alves e Lina Guedes, e da professora Cristina Monteiro, os alunos contribuíram para o enriquecimento do evento, através apresentação de iguarias únicas, que cruzam os sabores locais.

Foi um desafio que contribuiu, inequivocamente, para o desenvolvimento do espirito de colaboração entre todos.

Plataformas online

giaeonline

Microsoft-Office1

moodle logo

moodle logo(V1.9)


Orçamento Participativo

LOGO COR-03

Conhece aqui as propostas que irão ser votadas:

Escola Básica do Pinhão

Aquisição de uma mesa de matraquilhos e melhoria das condições do Clube da Rádio Escolar

 

Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó

Projeto A - Reciclagem Divertida

Projeto B - Novo Sistema Internet

Projeto C - Reabilitar Rádio Escolar

Projeto D - Mesa de Bilhar

Projeto E - Clube Graffiti

 

Os projetos vencedores foram:

Escola Básica do Pinhão

Aquisição de uma mesa de matraquilhos e melhoria das condições do Clube da Rádio Escolar

Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó

Projeto C - Reabilitar Rádio Escolar

Jornal Escolar - O Plátano

Consulta aqui as edições anteriores do Jornal Escolar - O Plátano

Ano Letivo 2016/2017

1ª Edição

2ª Edição

3ª Edição - Nas bancas

 

Biblioteca Escolar Digital

Biblioteca Escolar Digital

SELO DE SEGURANÇA DIGITAL

Quem está em linha

Temos 68 visitantes em linha

Contactos Agrupamento D. Sancho II - Alijó

Avenida 25 Abril 29
5070-011 ALIJÓ

e-mail serviços administrativos: secretaria.geral@aealijo.edu.pt

e-mail:   geral@aealijo.edu.pt  
telefone: 259 959 120
fax:        259 958 250

Encarregado da Proteção de Dados do Agrupamento:

Prof. Carlos Jorge Pereira Monteiro

email: carlosmonteiro.915@aealijo.edu.pt

novo logotipo