Centro Qualifica de Alijó

Cartaz Qualifica

Destaque

As informações prova para as Provas de Aferição, Final de Ciclo e Exames do Ensino Secundário já estão disponíveis

Versão para impressão
PDF
09
Abr

3º Período - Informações e Plano de Ensino à Distância

Após a declaração do Ex.mo Sr. Primeiro Ministro, e tal como já prevíamos, o 3º período irá decorrer em moldes completamente diferentes dos habituais, e para os quais temos de estar devidamente informados e preparados.

Assim, as principais informações que devemos ter presente neste momento, são as seguintes:

  • o terceiro período inicia-se no próximo dia 14 de abril, mantendo-se suspensas as atividades letivas e formativas presenciais nas escolas;
  • o ensino básico (do 1º ao 9º ano de escolaridade) permanecerá até ao fim do ano letivo no modelo de ensino não presencial, com recurso às metodologias digitais que será reforçado com o apoio de emissão televisiva de conteúdos pedagógicos;
  • avaliada a evolução da situação epidemiológica COVID-19, o Governo pode decidir retomar as aulas presenciais dos 11.º e 12.º anos de escolaridade, garantindo-se o distanciamento social (aulas, salas, turmas) e justificando-se as faltas dos alunos cujos encarregados de educação optem por não deixar frequentar;
  • o 10.º ano de escolaridade permanece até ao fim do ano letivo no modelo de ensino não presencial;
  • são cancelados os seguintes exames e provas:
    • provas de aferição, dos 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade;
    • provas finais do ensino básico, no final do 9.º ano de escolaridade;
    • provas a nível de escola, realizadas como provas finais do ensino básico;
    • exames finais nacionais, quando realizados por alunos internos, para efeitos de aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário.
  • os alunos apenas realizarão exames finais nacionais nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de concurso nacional de acesso ao ensino superior para conclusão dos ciclos de ensino básico e secundário, as classificações de cada disciplina têm por referência o conjunto do ano letivo, incluindo o trabalho realizado ao longo do 3.º período;
  • As fases de realização dos exames nacionais referidos no ponto anterior serão as seguintes - 1ª fase - de 06/07 a 23/07 e a 2ª fase - de 01/09 a 07/09;
  • o 3.º período terminará a 26 de junho de 2020;

No caso específico do nosso agrupamento de escolas, as atividades letivas a partir do próximo dia 14 de abril, decorrerão de um modo muito semelhante ao desenvolvido desde o passado dia 16 de março, no entanto, foram introduzidas algumas alterações, com o intuito de tornar o serviço educativo prestado mais eficiente e mais adequado a esta realidade. 
As alterações mais relevantes são as seguintes:

- As crianças da Educação Pré-Escolar começarão a desenvolver atividades, devidamente orientadas pelos(as) Educadores(as) de Infância através de contactos com os pais;
- Os alunos dos 1º e 2º anos de escolaridade continuarão a trabalhar à distância em moldes idênticos aos implementados desde o dia 16 de março;
- Os alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade começarão o período de uma forma semelhante ao desenvolvido desde o dia 16 de março, mas a partir do dia 20 de abril, começarão a ter uma sessão síncrona diária com o(a) professor(a) titular de turma através da plataforma Teams, e para a qual terão a toda informação necessária veiculada pelos respetivos professores.
- Os alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade passarão a ter um horário escolar ajustado a esta realidade, com sessões síncronas (presença do professor através da plataforma Teams) e sessões assíncronas (trabalho a realizar autonomamente por orientação do professor). Esse horário, será devidamentamente comunicado aos alunos e encarregados de educação através dos Diretores de Turma, utilizando-se os canais de comunicação habituais.)

Todas estas alterações encontram-se no Plano de Ensino à Distância do nosso agrupamento, do qual se pode tomar conhecimento aqui.

Alerto todos os alunos e encarregados de educação para um aspeto importante que se encontra no referido documento, com o intuito de conferir a importância e o rigor que o ensino à distância necessita, e que se transcreve na íntegra:

"Este processo de educação à distância exige, igualmente, que os encarregados de educação e os alunos considerem e valorizem o processo, tendo consciência de que se trata de momentos educativos formais que devem ter as condições mínimas para se desenvolver, nomeadamente nos momentos das sessões síncronas. Assim, os alunos, nesses momentos, devem estar em compartimentos das suas casas devidamente preparados para o efeito, principalmente em termos acústicos, onde não exista a perturbação de televisores ou outros aparelhos, ou qualquer intervenção de pessoas externas ao processo, entre as quais os encarregados de educação, os pais, ou outros familiares.
A Educação à Distância deve ser encarada com a maior seriedade por todos os intervenientes, e os alunos e respetivos encarregados de educação têm de ter presente que todo o trabalho desenvolvido neste contexto será devidamente avaliado e considerado na avaliação final do 3ºP."


O diretor

Carlos Manuel Tavares Peixoto
  
  
 
Versão para impressão
PDF
08
Abr

Provas e exames dos ensinos básico e secundário – novas orientações para o processo de inscrições

Na sequência da suspensão das atividades letivas presenciais decretadas pelo Governo no período de 16 de março a 13 de abril, e estando a decorrer o prazo para as inscrições nas provas e exames dos ensinos básico e secundário, o Júri Nacional de Exames emitiu hoje as seguintes orientações:

1 - Os alunos, ou os seus encarregados de educação, descarregam, preenchem e enviam o boletim disponibilizado em seguida (ver atentamente se é ensino secundário ou básico), devidamente preenchido (o boletim é editável no computador), para o seguinte correio eletrónico - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar ;

2- No caso do aluno já dispor do boletim EMEC, poderá, em alternativa ao procedimento descrito em 1., proceder ao seu preenchimento, digitalização e envio para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar ;

3- Nas situações em que o procedimento descrito nos pontos anteriores não for possível, podem, ainda, os alunos, ou os seus encarregados de educação, proceder à inscrição através do preenchimento do formulário disponível aqui.

4- Os alunos deverão, igualmente, enviar o pedido de atribuição de senha efetuado na página eletrónica da Direção-Geral do Ensino Superior – em www.dges.gov.pt (cf. ponto 33 do Guia Geral de Exames 2020).

5- As datas de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário foram prorrogadas até dia 3 de abril.

6- Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial, os alunos que procederam à inscrição através de correio eletrónico ou de formulário, entregam o boletim de inscrição (modelo descarregado ou original EMEC) preenchido e assinado pelo encarregado de educação ou aluno, quando maior, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição.

 

ENSINO SECUNDÁRIO


BOLETIM DE INSCRIÇÃO - ENSINO SECUNDÁRIO

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO BOLETIM DE INSCRIÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO

 LISTA DE CÓDIGOS DOS EXAMES FINAIS E PROVASDE EQUIVALÊNCIA Á FREQUÊNCIA - SECUNDÁRIO

TABELA DE CURSOS

 

ENSINO BÁSICO

 

BOLETIM DE INSCRIÇÃO- ENSINO BÁSICO

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO BOLETIM DE INSCRIÇÃO DO ENSINO BÁSICO

LISTA DE CÓDIGOS DAS PROVAS FINAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA Á FREQUÊNCIA - BÁSICO

Versão para impressão
PDF
03
Abr

Avaliações do 2º Período

As avaliações do 2º Período estão disponíveis no GIAE online. Quem tiver dificuldades de acesso, contacte o respetivo diretor de turma.

ATENÇÃO: As avaliações só estarão disponíveis no GIAE online. Não haverá pautas afixadas nas escolas.

 
Versão para impressão
PDF
02
Abr

Divulgação - Projeto Student Keep - plataforma de empréstimo de equipamentos digitais e de acesso à Internet

No âmbito do processo de Educação à Distância implementado no nosso agrupamento de escolas desde o passado dia 16 de março, estamos em parceria com o Munícipio de Alijó e as Juntas de Freguesia, a procurar dar condições de acesso a todos os alunos, que neste momento por razões diversas não as têm. Neste contexto social, é importante apelar a todas as pessoas/entidades singulares e coletivas que tenham possibilidade de contribuir, o possam fazer. Assim, divulgamos o Student Keep que é um projeto pertencente ao movimento #tech4COVID19, que procura combater o problema da desigualdade no acesso à Educação, agravado pela suspensão das aulas presenciais devido à pandemia Covid-19. Os alunos que não têm acesso a computador e/ou a internet não conseguem acompanhar as atividades escolares propostas pelos professores que tentam lecionar à distância.

A principal ação deste projeto consiste na criação de uma plataforma que permita:

• Quantificar quantos alunos não têm acesso a um computador ou a internet no seu domicílio.

• Angariar e disponibilizar equipamento informático, que permita colmatar estas necessidades.

Esta solução opera num sistema de apadrinhamento, através do qual pessoas individuais ou coletivas se tornam Keepers, disponibilizando temporariamente ou permanentemente equipamento informático.

Plataforma - http://www.studentkeep.org/#inicio

Facebook - https://www.facebook.com/studentkeep/  

Formulário para quem quer emprestar:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQGgnsAZjfR3XCB-6WM0WaTKL7XzCT1Po5Pb3mMoQFT589Tw/viewform

Formulário para quem precisa de ajuda:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeuUpZ2ojeI9gMG93XphcZ3ZMLr7mWoJvmjUIhNrq3FgYrNyQ/viewform

Versão para impressão
PDF
31
Mar

Agrupamento de Escolas de Alijó colabora no esforço e no combate ao COVID19

O Agrupamento de Escolas de Alijó está a colaborar com o Município de Alijó na produção de viseiras de proteção. Mesmo com o funcionamento das instalações reduzidas ao mínimo indispensável, estamos a combater o COVID19.

IMG 20200330 1748476843 Copy

IMG-20200331-WA0022

Plataformas online

giaeonline

Microsoft-Office1


Orçamento Participativo 2020

LOGO COR-03

Apresenta a tua proposta para o orçamento participativo 2020 na secretaria ou em https://opescolas.pt/candidaturas/candidaturas.html até ao dia 13 de março de 2020. Consulta o regulamento em https://opescolas.pt/regulamento/

Visita Virtual à Escola Sede

Visita

Visita virtual em 3D à Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó realizada pela aluna Margarida Ribeiro no Âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B.

ERASMUS project

logo2

Biblioteca Escolar Digital

Biblioteca Escolar Digital

SELO DE SEGURANÇA DIGITAL

Quem está em linha

Temos 114 visitantes em linha

Restaurante Pedagógico, Professor Mário Vaz

Restaurante Copy

Contactos Agrupamento D. Sancho II - Alijó

Avenida 25 Abril 29
5070-011 ALIJÓ

e-mail serviços administrativos: secretaria.geral@aealijo.edu.pt

e-mail:   geral@aealijo.edu.pt  
telefone: 259 959 120
fax:        259 958 250

Encarregado da Proteção de Dados do Agrupamento:

Prof. Carlos Jorge Pereira Monteiro

email: carlosmonteiro.915@aealijo.edu.pt

novo logotipo