Informações

OFERTA EDUCATIVA

Destaque

Dia 21 de dezembro as notas/classificações relativas ao 1º período serão afixadas na Escola Sede e publicadas no GIAE online.

Versão para impressão
PDF
04
Maio

Vocacional em Vila Real

No dia 17 de abril, o curso Douro Vocacional A do agrupamento de escolas D. Sancho II, Alijó, visitou a cidade de Vila Real. De manhã, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o regimento de infantaria n.º 13, visitando as instalações e explorando as novas viaturas blindadas Pandur, e de visitar o Solar de Mateus e os seus magníficos jardins ao estilo clássico. De tarde, os alunos exploraram os parques e jardins da cidade, através de um passeio pedestre pelo Parque Urbano do Corgo e pelo Jardim da Carreira, terminando o dia com um passeio pela Avenida Carvalho Araújo, onde se contemplou os pontos históricos mais significativos como o pelourinho, a sé e a casa onde nasceu o navegador Diogo Cão.
A adesão dos alunos foi muito positiva, tendo a atividade possibilitado aprofundar matérias lecionadas nas aulas de Jardinagem e de História, bem como proporcionado momentos de convívio entre todos.

IMG 20150417 104912 IMG 20150417 113441 1
Versão para impressão
PDF
01
Maio

Sessão de Teatro

No passado dia 8 de abril, pelas 10h40, as turmas dos 9º e 10º anos , assim como a turma do Ensino Profissional do 1º ano, deslocaram-se ao Teatro de Favaios para assistirem à representação da peça "Auto da Barca do Inferno" pela Companhia Filandorra.
Foi um espetáculo recheado de animação, tendo os alunos manifestado muita atenção no desenrolar da ação. No final, as críticas foram bastante positivas, pelo que esta atividade certamente ajudou a uma melhor compreensão global desta obra intemporal.

fotografia 1 fotografia 2
Versão para impressão
PDF
13
Abr

Dely & Doce ae

O Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó, participa pelo 4º ano consecutivo no programa A Empresa, cujo objetivo é incutir e desenvolver o espírito de empreendedorismo nos nossos alunos. Este ano a participação conta com os alunos da turma do Curso Profissional de Comércio de 2º ano (Marco Paulo, Rafaela Rebelo, Cristiana Teixeira, Hélder Borges, Daniel Rodrigues e Bruno Martins), acompanhada e orientada pelos professores Ana Cristina Monteiro e António Mansilha. O projeto escolhido foi a Criação de uma Miniempresa, associada à organização JAP (Junior Achivement Portugal), fundação sem fins lucrativos empenhada no desenvolvimento de Programas Educativos de negócios e economia para jovens. Os alunos, este ano, apostam numa empresa “doce” e tradicional, que visa produzir e comercializar artigos da nossa região, apostando essencialmente em produtos naturais (chás, bolos de receitas tradicionais, compotas e geleias e frutos secos), com um toque de ternura e requinte. O projeto conta com um elevado nível de empenho e motivação de todos os envolvidos que acreditaram levar esta empresa à Feira Ilimitada em Vila Real, no Dolce Vita. Este objectivo foi cumprido, uma vez que a empresa foi uma das quinze selecionadas para estar presente neste evento no próximo dia 24 de abril. Este projeto contou, mais uma vez, com o apoio incondicional da direção do Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó.

jornal b
Versão para impressão
PDF
07
Abr

Clube Europeu - atividades do 2.º período

Os membros do clube europeu têm realizado trabalhos lindíssimos, sendo prova disso os calendários que distribuíram pela escola, neste segundo período, estampados com desenhos alusivos à Europa, dentro de várias temáticas como a paz, a união e a interajuda entre povos.
Os alunos planificaram postais de S. Valentim e elaboraram-nos em cartolina, escrevendo no seu interior mensagens em diferentes línguas europeias. Pesquisaram, também, sobre tradições de carnaval nas diferentes regiões europeias, passando em seguida à criação de um cartaz, que se encontra afixado na sala do clube. Após estas atividades passaram à decoração de ovos da Páscoa com as cores das diferentes bandeiras dos países da União Europeia.
Aqui ficam algumas fotos dos trabalhos realizados.

o 1 o 2
Versão para impressão
PDF
06
Abr

Visita de estudo à cidade romana de Tongobriga, Museu Amadeo de Souza Cardoso e centro histórico de Amarante


Nos dias 13 e 26 de fevereiro, as turmas do 9.º ano realizaram uma visita de estudo ao Museu Amadeo de Souza Cardoso e ao Centro Histórico de Amarante e no dia 3 de março, o grupo associava a turma de 9º ano da Escola Básica do Pinhão com as turmas de 10º, 11º e 12º do curso de Línguas e Humanidades e realizou uma visita de estudo a Tongobriga, em Marco de Canaveses, Museu Amadeo de Souza Cardoso e centro histórico de Amarante, cumprindo o planificado pelo Grupo de História, integrado no Plano de Atividades.
A atividade iniciou-se com a visita pela cidade romana de Tongobriga: usando a imaginação e a partir das explicações do guia todos passeámos pelo fórum, pelas ruas, entrámos nas domus, nas termas e apreciámos a técnica e o requinte de um povo muito evoluído para o seu tempo.
Como o programa era muito preenchido, o almoço teve de ser rápido e de farnel, nas margens do rio Tâmega. Começou assim o usufruto da beleza de Amarante, que continuou a partir da visita guiada ao seu centro histórico, com destaque para a Igreja de S. Gonçalo: aí, tivemos até a sorte de assistir a um curto ensaio de música tocada no imponente órgão! Terminou-se a visita no Museu, que associa a recuperação de um extraordinário edifício antigo com a apresentação de obras modernistas, com justa valorização das pinturas de Amadeo. Os alunos colocaram perguntas, mostraram interesse e satisfação relativamente à atividade em que estiveram envolvidos; como sempre cumpriram horários e o seu comportamento mereceu mesmo um forte elogio das responsáveis pela visita em Amarante, do que se conclui mais uma vez que estas atividades merecem ser continuadas.

b 0704 a 0704
Versão para impressão
PDF
24
Mar

A participação da escola na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens

Nos dias 16 e 17 de março realizaram-se as Sessões Distritais/Regionais do Parlamento dos Jovens para o ensino secundário e para o ensino básico, cujos temas versaram sobre “Ensino público e privado: que desafios?” e “Combater o insucesso escolar”. A sessão do secundário contou com a presença dos deputados, Jéssica Costa do 12º A, Mónica Martins do 11º B e Sandra Cunha do 12º A, e a sessão do ensino básico contou com a presença dos deputados Pedro Oliveira, do 7.º B, José Pedro Grácio, do 8.º B, Danilo Gonçalves e Margarida Moreiras, do 8.º E, e ainda de Maria Souto, do 7.º D, na qualidade de deputado suplente.
Na sessão, os deputados defenderam o projeto de recomendação elaborado aquando da sessão escolar. Muito embora, nenhum dos alunos tenha sido eleito para a sessão nacional, uma das medidas que consta do projeto de recomendação do ensino secundário, projeto que representará o distrito na Assembleia da República, corresponde a uma medida que constava do projeto de recomendação da nossa escola.
Os coordenadores do projeto agradecem a colaboração dos alunos, bem como da câmara municipal que garantiu o transporte dos mesmos. Ressalva-se ainda o convívio entre os deputados de diferentes escolas e a gentileza com que a equipa do IPDJ de Vila Real brindou os coordenadores do projeto a nível de escola.

not1not2

Versão para impressão
PDF
16
Mar

Ser Mulher é…

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, as professoras que apoiam a Educação Especial, na Escola Básica do Pinhão – Alijó, levaram a cabo um projeto intitulado “Ser Mulher é…”, ao qual as turmas de 3º, 4º, 6º, 7º e 8º ano deram continuidade produzindo frases alusivas ao tema. O referido projeto superou as expetativas, uma vez que os alunos também produziram poemas e quadras, que depois de ilustrados foram colocados num painel no átrio principal da escola. Depois de uma pesquisa efetuada pelos alunos da Educação Especial, foram produzidos cartazes, em que colocavam em evidência mulheres de destaque na sociedade nas mais diversas áreas, quer a nível nacional quer internacional. Estes alunos construíram, ainda, flores em papel, com a técnica de dobragem de papel, às quais anexaram uma frase alusiva ao dia para serem entregues pelas “Mulheres da Escola”. É de salientar que o projeto foi, sem dúvida, bem sucedido graças ao entusiasmo, interesse e participação ativa dos alunos nas referidas atividades.

IMG 1 IMG 3
Versão para impressão
PDF
09
Mar

Visita de estudo à Estação de Tratamento de Águas

Nos dias 3 e 5 de fevereiro, os alunos do 5º ano do nosso Agrupamento fizeram uma visita de estudo à Estação de Tratamento de Águas, tendo a oportunidade de ampliar os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências Naturais. A visita foi orientada por uma responsável da empresa ADTMAD – Grupo Águas de Portugal, tendo os alunos a possibilidade de observar no terreno todos os processos de tratamento sofridos pela água antes de esta chegar às torneiras de nossas casas. Os alunos ficaram mais consciencializados para a importância da temática relacionada com a preservação e conservação da água, já que a água não é um bem inesgotável. A qualidade da água não depende apenas dos outros, depende de cada um de nós.

a b

Plataformas online

giaeonline

Microsoft-Office1

moodle logo

moodle logo(V1.9)


Orçamento Participativo

LOGO COR-03

Conhece aqui as propostas que irão ser votadas:

Escola Básica do Pinhão

Aquisição de uma mesa de matraquilhos e melhoria das condições do Clube da Rádio Escolar

 

Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó

Projeto A - Reciclagem Divertida

Projeto B - Novo Sistema Internet

Projeto C - Reabilitar Rádio Escolar

Projeto D - Mesa de Bilhar

Projeto E - Clube Graffiti

 

Os projetos vencedores foram:

Escola Básica do Pinhão

Aquisição de uma mesa de matraquilhos e melhoria das condições do Clube da Rádio Escolar

Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó

Projeto C - Reabilitar Rádio Escolar

Jornal Escolar - O Plátano

Consulta aqui as edições anteriores do Jornal Escolar - O Plátano

Ano Letivo 2016/2017

1ª Edição

2ª Edição

3ª Edição - Nas bancas

 

Biblioteca Escolar Digital

Biblioteca Escolar Digital

SELO DE SEGURANÇA DIGITAL

Quem está em linha

Temos 63 visitantes em linha

Contactos Agrupamento D. Sancho II - Alijó

Avenida 25 Abril 29
5070-011 ALIJÓ

e-mail serviços administrativos: secretaria.geral@aealijo.edu.pt

e-mail:   geral@aealijo.edu.pt  
telefone: 259 959 120
fax:        259 958 250

Encarregado da Proteção de Dados do Agrupamento:

Prof. Carlos Jorge Pereira Monteiro

email: carlosmonteiro.915@aealijo.edu.pt

novo logotipo