Informações

OFERTA EDUCATIVA

Destaque

As notas/classificações relativas ao 1º período já estão disponíveis no GIAE online.

Versão para impressão
PDF
24
Mar

A participação da escola na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens

Nos dias 16 e 17 de março realizaram-se as Sessões Distritais/Regionais do Parlamento dos Jovens para o ensino secundário e para o ensino básico, cujos temas versaram sobre “Ensino público e privado: que desafios?” e “Combater o insucesso escolar”. A sessão do secundário contou com a presença dos deputados, Jéssica Costa do 12º A, Mónica Martins do 11º B e Sandra Cunha do 12º A, e a sessão do ensino básico contou com a presença dos deputados Pedro Oliveira, do 7.º B, José Pedro Grácio, do 8.º B, Danilo Gonçalves e Margarida Moreiras, do 8.º E, e ainda de Maria Souto, do 7.º D, na qualidade de deputado suplente.
Na sessão, os deputados defenderam o projeto de recomendação elaborado aquando da sessão escolar. Muito embora, nenhum dos alunos tenha sido eleito para a sessão nacional, uma das medidas que consta do projeto de recomendação do ensino secundário, projeto que representará o distrito na Assembleia da República, corresponde a uma medida que constava do projeto de recomendação da nossa escola.
Os coordenadores do projeto agradecem a colaboração dos alunos, bem como da câmara municipal que garantiu o transporte dos mesmos. Ressalva-se ainda o convívio entre os deputados de diferentes escolas e a gentileza com que a equipa do IPDJ de Vila Real brindou os coordenadores do projeto a nível de escola.

not1not2

Versão para impressão
PDF
16
Mar

Ser Mulher é…

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, as professoras que apoiam a Educação Especial, na Escola Básica do Pinhão – Alijó, levaram a cabo um projeto intitulado “Ser Mulher é…”, ao qual as turmas de 3º, 4º, 6º, 7º e 8º ano deram continuidade produzindo frases alusivas ao tema. O referido projeto superou as expetativas, uma vez que os alunos também produziram poemas e quadras, que depois de ilustrados foram colocados num painel no átrio principal da escola. Depois de uma pesquisa efetuada pelos alunos da Educação Especial, foram produzidos cartazes, em que colocavam em evidência mulheres de destaque na sociedade nas mais diversas áreas, quer a nível nacional quer internacional. Estes alunos construíram, ainda, flores em papel, com a técnica de dobragem de papel, às quais anexaram uma frase alusiva ao dia para serem entregues pelas “Mulheres da Escola”. É de salientar que o projeto foi, sem dúvida, bem sucedido graças ao entusiasmo, interesse e participação ativa dos alunos nas referidas atividades.

IMG 1 IMG 3
Versão para impressão
PDF
09
Mar

Visita de estudo à Estação de Tratamento de Águas

Nos dias 3 e 5 de fevereiro, os alunos do 5º ano do nosso Agrupamento fizeram uma visita de estudo à Estação de Tratamento de Águas, tendo a oportunidade de ampliar os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências Naturais. A visita foi orientada por uma responsável da empresa ADTMAD – Grupo Águas de Portugal, tendo os alunos a possibilidade de observar no terreno todos os processos de tratamento sofridos pela água antes de esta chegar às torneiras de nossas casas. Os alunos ficaram mais consciencializados para a importância da temática relacionada com a preservação e conservação da água, já que a água não é um bem inesgotável. A qualidade da água não depende apenas dos outros, depende de cada um de nós.

a b
Versão para impressão
PDF
17
Fev

PARTICIPAÇÃO NO SEMINÁRIO memTUA ESCOLAS

No passado dia 10 de fevereiro, o nosso Agrupamento esteve presente no segundo Seminário memTUA ESCOLAS, que decorreu em Foz Tua. O dia começou com a visita às obras da barragem em Foz Tua (estaleiro das obras: apresentação inicial na sala Unesco e visita acompanhada às obras em curso no muro e na central subterrânea).

O almoço foi oferecido aos presentes no Restaurante Calça Curta.

A tarde reservou outras atividades, nas instalações da Quinta do Tua (grupo Symington). Começamos agradavelmente por assistir às palestras: “Uma introdução à história da linha e do vale do Tua”; “Questões operacionais e ideias para umas FAQ do projeto”; “Histórias da linha do Tua no Portugal na viragem do século (XIX para XX)”. Seguindo-se um debate sobre: “A experiência das escolas participantes”, onde o responsável pelo projeto de cada escola participante, teve a oportunidade de partilhar as experiências, ideias, práticas, objetivos do trabalho desenvolvido, bem como constrangimentos, dúvidas, pertinência e continuidade do mesmo.

O balanço deste seminário foi bastante positivo, terminando assim mais uma sessão de trabalho para a operacionalização do projeto memTUA.

O vale do Tua é património cultural, é património social, mas é sobretudo património emocional.

1 2 3
Versão para impressão
PDF
06
Fev

Vencer o cancro está ao nosso alcance!

Este é o mote para a comemoração do Dia Mundial do Cancro, no dia 4 de fevereiro.
O cancro é uma doença que mata 7,6 milhões de pessoas por dia, em todo o mundo, sendo que, em Portugal, os números reportam a morte de 42 mil pessoas, por ano.
Desta forma, a prevenção primária e secundária, o diagnóstico precoce e tratamentos adequados são fundamentais nesta luta.
Para abordar este tema e consciencializar os alunos, de 11º ano da Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó, sobre riscos e estilos de vida potenciadores de alguns cancros, bem como de formas de proteção e prevenção desta doença, a enfermeira Augusta Costa, do Centro de Saúde de Alijó, dinamizou uma palestra, em articulação com o Projeto de Promoção e Educação para a Saúde deste Agrupamento (foto 1).
Foram ainda explorados alguns mitos relacionados com o cancro em geral, tendo havido espaço para o debate e a partilha de ideias.
No final os alunos foram convidados a escrever, num mural, uma mensagem ou um nome, lembrando e homenageando aqueles que enfrentaram, ou enfrentam, esta doença.
Um mural idêntico foi construído pelos alunos da Escola Básica do Pinhão, no qual expressarem os seus sentimentos (fotos 2 e 3).
Porque, infelizmente, o cancro afeta-nos a todos!

Cancro 1 Cancro 2

 

Versão para impressão
PDF
05
Fev

SESSÃO ESCOLAR DO PARLAMENTO DOS JOVENS - ENSINO BÁSICO

No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, realizou-se no dia 22 de janeiro, a Sessão Escolar do Ensino Básico, subordinada ao tema: “Combater o insucesso escolar”. A referida sessão, que contou com a presença dos deputados apurados nas eleições realizadas no dia 16 de janeiro, aprovou o projeto de recomendação da escola a defender na sessão distrital, elegendo como deputados para representar a nossa escola os seguintes alunos: José Pedro Grácio do 8.º B, Margarida Moreiras do 8.º E, Pedro Oliveira do 7.º B e Danilo Gonçalves do 8.º E e, ainda, Maria Souto do 7.º D, como suplente. A sessão escolar elegeu ainda como candidata à Mesa da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico a aluna Andreia Moreiras do 8º E. Os coordenadores do Parlamento dos Jovens dão os parabéns aos deputados eleitos e agradecem a colaboração de todos quantos contribuíram para a concretização de mais uma etapa do projeto.

IMAG0167 IMAG0161
Versão para impressão
PDF
23
Jan

Um Dia com o Património

De acordo com o Plano Anual de Atividades, decorreu no dia 15 de janeiro a atividade “Um Dia com o Património”. Foi uma iniciativa promovida pela Escola Profissional de Arqueologia – Freixo em parceria com a Direção Regional da Cultura do Norte.
O programa consistiu numa oficina de arqueologia e de conservação e restauro onde os alunos foram convidados a vestir o fato de arqueólogo e de conservador e na apresentação de um vídeo da Escola Profissional de Arqueologia.
A atividade destinou-se aos alunos do 9.º ano de escolaridade e 10.º ano da área de Línguas e Humanidades.
A dinamização e organização da atividade foi da responsabilidade do Grupo de História e teve a colaboração do arqueólogo da Câmara Municipal de Alijó, Dr. Tiago Gomes.
Esta atividade permitiu sensibilizar os alunos para a defesa e valorização do património cultural local, conhecer melhor o património histórico e paisagístico do Concelho, desenvolver o espírito de observação, relacionar a escola com o meio, desenvolver nos alunos o gosto pela arte e pela preservação do património e da memória coletiva.

image1 1 image2

Plataformas online

giaeonline

Microsoft-Office1

moodle logo

moodle logo(V1.9)


Orçamento Participativo

LOGO COR-03

Conhece aqui as propostas que irão ser votadas:

Escola Básica do Pinhão

Aquisição de uma mesa de matraquilhos e melhoria das condições do Clube da Rádio Escolar

 

Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó

Projeto A - Reciclagem Divertida

Projeto B - Novo Sistema Internet

Projeto C - Reabilitar Rádio Escolar

Projeto D - Mesa de Bilhar

Projeto E - Clube Graffiti

 

Os projetos vencedores foram:

Escola Básica do Pinhão

Aquisição de uma mesa de matraquilhos e melhoria das condições do Clube da Rádio Escolar

Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó

Projeto C - Reabilitar Rádio Escolar

Jornal Escolar - O Plátano

Consulta aqui as edições anteriores do Jornal Escolar - O Plátano

Ano Letivo 2016/2017

1ª Edição

2ª Edição

3ª Edição - Nas bancas

 

Biblioteca Escolar Digital

Biblioteca Escolar Digital

SELO DE SEGURANÇA DIGITAL

Quem está em linha

Temos 50 visitantes em linha

Contactos Agrupamento D. Sancho II - Alijó

Avenida 25 Abril 29
5070-011 ALIJÓ

e-mail serviços administrativos: secretaria.geral@aealijo.edu.pt

e-mail:   geral@aealijo.edu.pt  
telefone: 259 959 120
fax:        259 958 250

Encarregado da Proteção de Dados do Agrupamento:

Prof. Carlos Jorge Pereira Monteiro

email: carlosmonteiro.915@aealijo.edu.pt

novo logotipo