Centro Qualifica de Alijó

Cartaz Qualifica

Devido a um problema informático algumas inscrições foram perdidas. Assim, solicita-se aos interessados que procedam a uma nova inscrição.

Clique aqui para mais informações

Cartaz-A3

Versão para impressão
PDF
18
Nov

COMUNICADO - TURMA EM ISOLAMENTO PROFILÁTICO

COMUNICADO  

           O Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó, vem por este meio informar a comunidade escolar em particular, e a comunidade educativa em geral, que recebemos ontem, dia 17/11/2020, a decisão por parte da autoridade de saúde de Vila Real, de colocar a Turma A do Centro Escolar de Alijó  em isolamento profilático até ao próximo dia 27/11/2020.

O isolamento profilático da turma referida anteriormente, deve-se ao facto da  docente titular de turma, ter testado positivo à COVID-19, e ter estado na escola num período temporal suscetível de ser considerada contacto de risco elevado para os alunos da turma, pois os mesmos não são obrigados ao uso de máscara. Os alunos e os encarregados de educação da turma, já foram devidamente contactados pelas autoridades de saúde, e orientados de acordo com o protocolo adequado a esta situação.

Da parte do agrupamento, o mesmo já implementou com a devida articulação e autorização da DGEstE-Norte (DRSN), o previsto nos seus planos de contingência, e regimes presencial, misto e à distância. Assim, aos alunos da turma A será implementado durante o referido período, o regime de aulas à distância, para o qual o agrupamento está devidamente preparado, sendo que todas as informações estão a ser comunicadas aos respetivos alunos e encarregados de educação. 

Os demais alunos do agrupamento continuarão a frequentar as aulas em regime presencial.

Estes casos de COVID-19 que mais uma vez se confirmam no nosso agrupamento, devem a par da preocupação que os mesmos geram, e que é compreensível, reforçar a atenção e o cumprimento escrupuloso de todas as regras de mitigação do contágio do vírus, que já foram devidamente comunicadas por todos os intervenientes, e que nunca é demais relembrar. As mesmas encontram-se afixadas em vários locais de todas as escolas do agrupamento, e nos respetivos planos de contingência (ver aqui).


O diretor

Carlos Manuel Tavares Peixoto

Versão para impressão
PDF
18
Nov

Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual – 18 de novembro

Word Art

Escola Básica do Pinhão

7ºP - Cidadania e Desenvolvimento

Versão para impressão
PDF
17
Nov

CPCJ de Alijó e Agrupamento de Escolas D. Sancho II celebram o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual

18NOV Ed. 2020 folheto PT 2 001

No dia 18 de Novembro a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Alijó associou-se, ao esforço de amplificação da mensagem do Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual.

O reconhecimento de que a violência sexual contra crianças é uma realidade que persiste, em muitas situações, invisível e silenciada, que afeta milhões de crianças em todo o mundo e não conhece fronteiras geográficas, culturais ou sociais, conduziu o Conselho da Europa a instituir o dia 18 de Novembro como o Dia Europeu.

A Convenção do Conselho da Europa sobre a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual ("Convenção de Lanzarote", de 1 de Julho de 2010) representa um avanço significativo na prevenção da violência sexual, na proteção das crianças e na luta contra a impunidade de atos de violência sexual contra as crianças. Ancorada na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, é o primeiro instrumento internacional a tratar o abuso sexual de crianças como um crime, independentemente de onde ou por quem for cometido - em casa, na instituição de acolhimento, noutros locais onde se encontrem presentes crianças e, ainda, nas redes de crime organizado ou através da Internet.

Na edição de 2020, o Conselho da Europa propôs que a celebração do Dia Europeu se centre no tema específico de "Prevenir comportamentos de risco das crianças: imagens e/ou vídeos sexualmente explícitos de crianças produzidos por crianças", atendendo à vasta e rápida acessibilidade que em muito aumentam a exposição das crianças ao risco de sofrerem este tipo de abusos.

A CPCJ de Alijó contou com a adesão à iniciativa por parte dos professores, diretores de turma do Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Alijó, na divulgação da mensagem junto dos seus alunos, encarando, a esperança de melhores presentes e futuros para as nossas crianças e jovens.

A Representante do MEC na CPCJ - Cláudia Morais

Versão para impressão
PDF
16
Nov

COMUNICADO - TURMAS EM ISOLAMENTO PROFILÁTICO

COMUNICADO  

           O Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó, vem por este meio informar a comunidade escolar em particular, e a comunidade educativa em geral, que recebemos ontem, dia 15/11/2020, a decisão por parte da autoridade de saúde de Vila Real, de colocar o grupo do Jardim de Infância de Vilar de Maçada e a turma 4ºE do Centro Escolar de Alijó  em isolamento profilático até ao próximo dia 24/11/2020.

O isolamento profilático do grupo e turma referidos anteriormente, deve-se ao facto de em cada um deles uma criança e um aluno respetivamente, terem testado positivo à COVID-19, e terem estado na escola num período temporal suscetível de serem considerados contactos de risco elevado para os restantes colegas do grupo e turma. Os alunos e os encarregados de educação do grupo e turma, já foram devidamente contactados pelas autoridades de saúde, e orientados de acordo com o protocolo adequado a esta situação.

Da parte do agrupamento, o mesmo já implementou com a devida articulação e autorização da DGEstE-Norte (DRSN), o previsto nos seus planos de contingência, e regimes presencial, misto e à distância. Assim, aos alunos da turma 4ºE será implementado durante o referido período, o regime de aulas à distância, para o qual o agrupamento está devidamente preparado, sendo que todas as informações estão a ser comunicadas aos respetivos alunos e encarregados de educação. 

Os demais alunos do agrupamento continuarão a frequentar as aulas em regime presencial.

Estes casos de COVID-19 que mais uma vez se confirmam no nosso agrupamento, devem a par da preocupação que os mesmos geram, e que é compreensível, reforçar a atenção e o cumprimento escrupuloso de todas as regras de mitigação do contágio do vírus, que já foram devidamente comunicadas por todos os intervenientes, e que nunca é demais relembrar. As mesmas encontram-se afixadas em vários locais de todas as escolas do agrupamento, e nos respetivos planos de contingência (ver aqui).

 

O diretor

Carlos Manuel Tavares Peixoto

Versão para impressão
PDF
16
Nov

OFERTA DE ESCOLA - HORÁRIO Nº25 - LISTA DE GRADUAÇÃO FINAL

Encontra-se aqui a lista de graduação final, da oferta de escola correspondente ao horário nº 25.

Versão para impressão
PDF
16
Nov

Dia Nacional do Não Fumador – 17 de novembro de 2020

Com o objetivo principal de promover hábitos para uma vida ativa e saudável, a equipa do Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual, vem por este meio e em tempo de Pandemia, assinalar o dia Nacional do Não Fumador.

Celebra-se a 17 de novembro o Dia Nacional do Não Fumador. Este dia comemorativo foi criado por uma Resolução do Conselho de Ministros (Resolução n.º 35/84, de 11 de junho), que, então, instituiu o Dia Mundial do Não Fumador. Curiosamente, o Governo Português apressou-se a marcar esta efeméride na sequência de uma recomendação aprovada em 1983 na 5ª Conferência Mundial Tabaco ou Saúde. Entretanto, o resto do mundo aderiu ao Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), promovido pela Organização Mundial de Saúde e Portugal tornou-se assim o único país do Mundo que tem um Dia do Não Fumador.

 fumador

Porque às vezes "uma imagem vale mais que mil palavras", foram expostos, no átrio da entrada da escola sede do agrupamento e na Biblioteca, pequenos cartazes, bem como, folhetos explicativos dos malefícios do tabaco.

O tabagismo é em Portugal, como no resto do mundo, a principal causa de morte evitável.

De facto, por cada cigarro que fumamos perdemos em média 8 minutos de vida. No total, um homem fumador está a arriscar perder, em média, cerca de 13 anos de vida, enquanto uma mulher perde cerca de 15 anos de vida.

O tabagismo é responsável por mais de 8000 mortes em Portugal, das quais cerca de 4000 por doenças cardiovasculares, 2000 por cancro do pulmão e as restantes por enfisema do pulmão e cancro noutros órgãos.

A Coordenadora do PES,

Carla Areias

Versão para impressão
PDF
15
Nov

Conversa com pais: O papel da medicação na infância e adolescência: desafios ou mitos?

1. Cartaz Conversa com pais 2

Esta conversa terá como oradora a Drª Bárbara Romão, Psiquiatra da Infância e da Adolescência e pós-graduada em terapia familiar e em intervenção em autismo e outros desafios do desenvolvimento. É também diretora clínica do Centro de Desenvolvimento Infanto-Juvenil dos Açores e pedopsiquiatra no Hospital Arrifana de Sousa e no Hospital Privado de Gaia. Colaboradora e autora de vários artigos científicos em revistas de especialidade de Pedopsiquiatria, tendo recebido o 1º Prémio João Santos em 2008 com o artigo científico "Desdiagnosticar o Autismo", publicado na Revista Portuguesa de Pedopsiquiatria.

Link para inscrição

Versão para impressão
PDF
11
Nov

comunicado - turma em isolamento profilático

COMUNICADO  

           O Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó, vem por este meio informar a comunidade escolar em particular, e a comunidade educativa em geral, que recebemos ontem, dia 10/11/2020, a decisão por parte da autoridade de saúde de Vila Real, de colocar a turma do 11ºB em isolamento profilático até ao próximo dia 20/11/2020.

O isolamento profilático da referida turma, deve-se ao facto de dois dos seus alunos terem testado positivo à COVID-19, e terem estado na escola num período temporal suscetível de serem considerados contactos de risco elevado para os restantes colegas da turma. Os alunos e os encarregados de educação da turma, já foram devidamente contactados pelas autoridades de saúde, e orientados de acordo com o protocolo adequado a esta situação.

Da parte do agrupamento, o mesmo já implementou com a devida articulação e autorização da DGEstE-Norte (DRSN), o previsto nos seus planos de contingência, e regimes presencial, misto e à distância. Assim, a este alunos será implementado durante o referido período, o regime de aulas à distância, para o qual o agrupamento está devidamente preparado, sendo que todas as informações estão a ser comunicadas aos respetivos alunos e encarregados de educação. 

Os demais alunos do agrupamento continuarão a frequentar as aulas em regime presencial.

Estes casos de COVID-19 que agora se confirmam no nosso agrupamento, devem a par da preocupação que os mesmos geram, e que é compreensível, reforçar a atenção e o cumprimento escrupuloso de todas as regras de mitigação do contágio do vírus, que já foram devidamente comunicadas por todos os intervenientes, e que nunca é demais relembrar. As mesmas encontram-se afixadas em vários locais de todas as escolas do agrupamento, e nos respetivos planos de contingência (ver aqui).

Apelo mais uma vez à tranquilidade e serenidade de toda a comunidade educativa, sem no entanto, fazer o alerta para a importância de todos sem exceção cumprirmos com as práticas mais adequadas para combatermos este vírus, que neste momento, se encontra numa fase de dissiminação bastante acentuada por todo o país, e as escolas, por mais cuidados e regras instituídas acabam por ser o reflexo da sociedade.

Para finalizar, referir que o agrupamento divulga toda a informação autorizada pela autoridade de saúde pública sobre a situação epidemiológica do agrupamento, ou seja, o agrupamento por sua iniciativa não pode, nem deve divulgar casos positivos que no entender da autoridade de saúde não colocam em risco os restante elementos da comunidade escolar. Da mesma forma, o diretor não tem autonomia de por sua iniciativa colocar alunos, grupos de alunos ou turmas em isolamento profilático, sem as devidas orientações e autorizações da saúde pública e da DGEstE-Norte.

 

O diretor

Carlos Manuel Tavares Peixoto

Plataformas online

giaeonline

Microsoft-Office1


EQAVET

EQAVET logo

Orçamento Participativo 2020

LOGO COR-03

Apresenta a tua proposta para o orçamento participativo 2020 na secretaria ou em https://opescolas.pt/candidaturas/candidaturas.html até ao dia 13 de março de 2020. Consulta o regulamento em https://opescolas.pt/regulamento/

Visita Virtual à Escola Sede

Visita

Visita virtual em 3D à Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó realizada pela aluna Margarida Ribeiro no Âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B.

ERASMUS project

logo2

Parentalidade Positiva

Parentalidade

Biblioteca Escolar Digital

Biblioteca Escolar Digital

SELO DE SEGURANÇA DIGITAL

Quem está em linha

Temos 340 visitantes em linha

Restaurante Pedagógico, Professor Mário Vaz

Restaurante Copy