Centro Qualifica de Alijó

Cartaz Qualifica

Devido a um problema informático algumas inscrições foram perdidas. Assim, solicita-se aos interessados que procedam a uma nova inscrição.

Clique aqui para mais informações

Cartaz-A3

Versão para impressão
PDF
18
Maio

sessão de encerramento do projeto Mem_TUA ESCOLAS

  PROJETO

m_e_m

TUA

ESCOLAS

 

 

 

 

Realizou-se no passado dia 13 de maio a sessão de encerramento do projeto Mem_TUA ESCOLAS em

Jerusalém do Romeu, concelho de Mirandela. Esta contou com os docentes participantes e Diretores das escolas envolvidas neste projeto, com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a professora Fernanda Rollo.

O nosso Agrupamento também marcou presença neste evento, fazendo-se representar pelos docentes responsáveis pelo projeto na nossa escola e pela aluna galardoada com o primeiro prémio, Laura Vilela.

Antes da sessão de encerramento propriamente dita, foi organizada uma visita ao museu local sobre a história da Casa Menéres e da Quinta do Romeu. Mais tarde, houve espaço para discussão e para intervenção de vários oradores como Eduardo Beira, Coordenador do Projeto FOZTUA, Nuno Ferrand, Professor da Universidade do Porto, Sobrinho Teixeira, Presidente do Instituto Politécnico de Bragança e a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

É sempre gratificante ver coroado o esforço individual e coletivo. Espero que o sucesso desta participação da nossa escola neste projeto galvanize os alunos e o corpo docente para a participação noutras atividades.

Mais uma vez, em nome dos alunos e dos docentes que integraram este projeto, ficam os mais sinceros agradecimentos a todos os que contribuíram para o êxito do mesmo.

Termino com uma frase que acompanhou todos os artigos escritos e que me toca particularmente:

"O vale do Tua é património cultural, é património social, mas é sobretudo património emocional."

A Coordenadora do Projeto:

Professora: Isabel Moreira

 

foto romeu1  foto romeu2  foto romeu3 
 museu7  maria rita4  museu5
 museu6  linha do tua8
Versão para impressão
PDF
16
Maio

Video para o Prémio de Sensibilização Ambiental

Por nós Temos que Lutar - BSK Ninnja

Versão para impressão
PDF
16
Maio

CPCJ e Agrupamento de Escolas de Alijó assinalaram o Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Alijó assinalou o mês da Prevenção de Maus-tratos na Infância com a participação de todos os alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Alijó numa atividade que decorreu no dia 28 de abril.

A CPCJ de Alijó apostou na Campanha do Laço Azul e divulgou a origem deste símbolo e a trágica história a ele associado.

Foi feita a dramatização da História do Laço Azul, chamando à consciencialização das crianças e jovens sobre os maus tratos na infância.

Esta atividade teve também dança, zumba e o lançamento de centenas de balões azuis como forma de chamar a atenção de toda a comunidade educativa para este problema.

Versão para impressão
PDF
16
Maio

CPCJ de Alijó realizou campanha de prevenção

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Alijó desenvolveu no dia 21 de abril a Campanha do Laço Azul. Esta iniciativa pretende simbolizar as nódoas negras que as crianças que sofrem maus-tratos infantis carregam consigo.

Contando com o apoio da Escola Segura da GNR de Alijó, oito alunos do Agrupamento de Escolas desta vila, fardados a rigor, promoveram uma campanha no mês da prevenção de maus-tratos na Infância, iniciativa organizada pelas instituições e elementos que compõem a CPCJ local.

Nesta ação, os "jovens militares" da GNR interpelaram vários condutores e contaram a história do laço azul, o que este representa e as consequências dos diferentes tipos de maus-tratos na infância, apelando à consciencialização dos adultos para os direitos das crianças.

Versão para impressão
PDF
13
Maio

Chá com Livros - Dia do Livro, de Cervantes e de Shakespeare

No dia 28 de abril, os grupos de Espanhol, Português e Inglês festejaram na Biblioteca Sede do Agrupamento o Dia do Livro, de Cervantes e de Shakespeare com uma atividade inaugural, Chá com Livros, que acolheu os alunos de Espanhol, de Inglês e de Português dos 9ºanos e do Ensino Secundário, como agentes de diversificadas atividades. Nesta comemoração de chá com livros efetivou-se a articulação entre ciclos, uma vez que teve como convidados especiais os alunos do 1º Ciclo, do 4º ano, do Centro Escolar de Alijó que surpreenderam com a representação de uma peça de teatro, uma adaptação do livro "O Zé das Moscas" de António Torrado.

dsc02083   dsc02099  dsc02109
 dsc02119  dsc02125  dsc02081
Versão para impressão
PDF
12
Maio

CONTRATAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE - GRUPO 910

O Agrupamento de Escola D. Sancho II - Alijó, pretende contratar um docente do grupo 910 - Educação Especial 1.

Ver Aviso de Abertura

Versão para impressão
PDF
12
Maio

CONTRATAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE - HORÁRIO Nº44 - GRUPO 100 - LISTA DE ORDENAÇÃO FINAL E LISTA DE EXCLUÍDOS

Aqui encontra-se a lista de ordenação final referente ao horário nº 44.

Aqui encontra-se a lista final de candidatos excluídos.

Versão para impressão
PDF
11
Maio

CONTRATAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE - GRUPO 100 - LISTA DE ORDENAÇÃO PROFISSIONAL

Aqui se encontra a lista de graduação profissional refente à contratação de pessoal docente para o grupo 100. Mais se informa que a listagem final (graduação profissional+avaliação curricular) será divulgada brevemente.

Versão para impressão
PDF
09
Maio

Projeto Escola Electrão

A "Escola Electrão" é um projeto da AMB3E e destina-se às escolas do Ensino Básico e Secundário, conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, através da Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular e da Agência Portuguesa do Ambiente. O seu objetivo primordial é sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, no esforço global da reciclagem e valorização dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e dos resíduos de pilhas e acumuladores portáteis (RPA).

No âmbito do projeto "Escola Eletrão 2015/2016", o nosso Agrupamento aderiu tendo como coordenadores os professores António Machado e Cristina Monteiro, as turmas dos Cursos Profissionais Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e o Técnico de Desenho Digital 3D do 2º ano e os assistentes operacionais Manuel Raio e João Paulo. Esta equipa contou com a colaboração dos professores Nuno Canelas e Carminda Veiga.

Desde o final do mês de janeiro até 15 abril, esta equipa empenhou-se na divulgação e sensibilização para conseguir reunir a máxima quantidade de REEE e RPA e os resultados obtidos foram os seguintes:

REEE – 10360 Kg

Pilhas – 58 Kg

Lâmpadas – 20 Kg

Perante estes resultados agradecemos a colaboração de todos aqueles que contribuíram, especialmente a toda a Comunidade Educativa, Adega Cooperativa de Favaios, Cabeleireira Bela, Câmara Municipal de Alijó, Centro de Saúde de Alijó, Escuteiros de Favaios, Guerra & Belchior, Lda, Junta de Freguesia de Alijó, Junta de Freguesia de Favaios, Restaurante e Residencial Oásis, Quinta da Seixeda, XTO Design, Vilaverde Electrodomésticos.

Em breve anunciaremos os resultados do concurso Escola Electrão.

A todos Muito Obrigado, o Mundo precisa de acções como esta... Da nossa parte iremos continuar a fazê-lo.

Plataformas online

giaeonline

Microsoft-Office1


Orçamento Participativo 2020

LOGO COR-03

Apresenta a tua proposta para o orçamento participativo 2020 na secretaria ou em https://opescolas.pt/candidaturas/candidaturas.html até ao dia 13 de março de 2020. Consulta o regulamento em https://opescolas.pt/regulamento/

Visita Virtual à Escola Sede

Visita

Visita virtual em 3D à Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó realizada pela aluna Margarida Ribeiro no Âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B.

ERASMUS project

logo2

Biblioteca Escolar Digital

Biblioteca Escolar Digital

SELO DE SEGURANÇA DIGITAL

Quem está em linha

Temos 246 visitantes em linha

Restaurante Pedagógico, Professor Mário Vaz

Restaurante Copy