Informações

OFERTA EDUCATIVA

Destaque

As informações prova para as Provas de Aferição, Final de Ciclo e Exames do Ensino Secundário já estão disponíveis

Versão para impressão
PDF
22
Nov

CPCJ e Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Alijó juntos na celebração do 30º Aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças

Estendal dos Direitos

5º1

Para comemorar o 30º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças, e inserido num projeto interdisciplinar, as turmas do 5º ano da escola sede de Alijó durante o mês de outubro e novembro, empenharam-se na realização de várias atividades: pesquisar, elaborar mensagens e decorar peças de roupa e cartazes, para conseguirem criar um “Estendal dos Direitos das Crianças”.

O convite à participação neste projeto partiu da representante do ME na CPCJ, que informou sobre esta campanha nacional e, como o tema a abordar neste 1º período, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, é os “Direitos Humanos”, fazia todo o sentido a participação das referidas turmas na criação do estendal.

O resultado alcançado foi sensacional, deixando todos os envolvidos bastante satisfeitos com o trabalho realizado, estando todos de PARABÉNS!

 

5º2 5º3 5º4
Versão para impressão
PDF
22
Nov

CPCJ e o Centro Escolar juntos na celebração do 30º Aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças - Estendal dos Direitos

O 30º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças, foi celebrado pelos alunos do Pré Escolar e do Primeiro Ciclo do Centro Escolar, no dia 20 de novembro de 2019, com o Estendal dos Direitos das Crianças.

Muitos PARABÉNS a todos os meninos e professores!


eb11 eb12
Versão para impressão
PDF
21
Nov

Estendal dos Direitos na EB/JI de Pegarinhos

20191120 112215 Copy IMG 4745 Copy
IMG 4746 Copy IMG 4748 Copy

 

Hoje,dia 20 os alunos da EB/JI de Pegarinhos comemoraram o 30º Aniversário da Convenção sobre os direitos da criança com a atividade "Estendal dos Direitos".

Na semana anterior os alunos foram esclarecidos sobre a temática ,dialogando sobre os diferentes direitos.

Foi solicitada a colaboração dos Encarregados de Educação,na ilustração e escrita de um dos direitos numa peça de roupa,para a realização do estendal.

Os Encarregados de Educação das crianças do Jardim de Infância,contribuíram com uma peça de roupa para o estendal, que foi preparado com todas as crianças, resultando num trabalho de equipa.

Os alunos demonstraram muito empenho e entusiasmo na realização desta atividade.

Todo este trabalho realizado é visível nas fotografias que apresentamos.

Versão para impressão
PDF
21
Nov

A CPCJ de Alijó celebrou em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Alijó, o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual.

A 18 de novembro, voltou a assinalar-se o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual, criado em 2015 por decisão do Conselho de Ministros do Conselho da Europa.

O tema central da edição de 2019 foi "Empoderar as Crianças para Acabar com a Violência Sexual".

A CPCJ de Alijó contou com adesão à iniciativa por parte dos Educadores de Infância, Professores dos 1º,2º e 3º ciclos, do Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Alijó, na divulgação da mensagem, encarando, a esperança de melhores presentes e futuros para as nossas crianças e jovens.

A Representante do ME na CPCJ de Alijó - Cláudia Morais

dia europeu

 
Versão para impressão
PDF
20
Nov

AVISO DE ABERTURA - OFERTA DE ESCOLA - HORÁRIO 21

Encontra-se aqui o aviso de abertura referente ao horário nº 21 (oferta de escola de 8 horas para o grupo 550).

Versão para impressão
PDF
20
Nov

Dia Internacional da Tolerância

Tolerância ou a falta dela?


Educação gera confiança. Confiança gera esperança. Esperança gera paz.

Confúcio

A educação é a base de qualquer sociedade que se quer civilizada e desenvolvida.

   De acordo com o Dicionário de Português da Porto editora, o verbo “educar”, para além de adquirir conhecimentos e/ou competências, significa “ensinar boas maneiras a; ensinar a adotar um comportamento tido como socialmente correto”. Ora, se por definição o Homem é um ser gregário, para viver em sociedade tem de respeitar as regras da sã convivência logo, se formos capazes de as pôr em prática no nosso relacionamento interpessoal ganharemos a confiança dos nossos pares, os mais velhos depositarão em nós a esperança num futuro melhor porque contribuiremos para uma sociedade mais harmoniosa, mais tolerante e mais pacífica.

   Mas, num mundo em permanente conflito o que é que cada um de nós poderá fazer para reverter a situação?

   - Talvez ter uma visão mais positiva da vida e do ser humano como condição essencial para um diálogo que nos conduza à solução do problema. Esta é de facto uma forma de tolerância porque passa pela exposição de ideias e convicções sem querer, necessariamente, impô-las aos outros.

   A tolerância implica a aceitação dos defeitos dos outros de acordo com as regras da sã convivência na família, na escola, no grupo de amigos ou na sociedade em geral independentemente da cor da pele, do sexo, da origem social, da confissão religiosa ou da ideologia. A sua não-aceitação é uma forma de violência e de intolerância porque acentua as desigualdades porque revela falta de respeito pela dignidade do ser humano.

   Sejamos tolerantes para sermos geradores de confiança, de esperança e de paz!


Filomena Marques a pedido do grupo disciplinar 200 e 400.

 
Versão para impressão
PDF
18
Nov

Quando a terra tremer

A conexão humana com a natureza através da terra, ar, água e fogo permite-nos ser, estar, sentir, pensar, agir, consumir, observar, ver, descobrir, prevenir, prever...

Com o desenvolvimento tecnológico é possível termos energia elétrica, automóvel, viajar de avião, ir à lua, entrar no mundo digital. Até mesmo, a expetativa da vida humana aumentou significativamente com inúmeros progressos tecnológicos, tais como antibióticos, anestésicos, vacinas, próteses, cirurgias guiadas por câmaras menos invasivas, transplantes e exames de imagens. Pois a preocupação com a nossa existência é visivelmente constante. Mas a previsão da atividade sísmica ainda não foi descoberta... E a natureza é tão imprevisível!

Por isso preparar condições de meios e recursos é vital para a nossa auto proteção.

E a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Alijó foi um bom exemplo no treino do exercício de auto proteção, realizado no dia 15 do corrente mês, que ocasionalmente participaram também alguns Encarregados de Educação, para o qual obtivemos a disponibilidade/ colaboração/prontidão de serviços dos representantes das entidades locais nomeadamente Guarda Nacional Republicana, agentes da Proteção Civil e Bombeiros, na escola Sede e que mais uma vez expressamos os nossos agradecimentos.

O Clube da Proteção Civil felicita a todos os intervenientes desde coordenadores dos diretores de turma, diretores de turma, coordenadores de estabelecimento, professores, alunos, chefe dos assistentes operacionais, assistentes operacionais, cozinheiras, funcionários dos serviços administrativos, técnicos dos serviços PIICIE, SPO, Terapias e Direção do Agrupamento, reconhecendo os bons resultados na sensibilização e participação da referida atividade.

Pois treinar o exercício " abaixar, proteger e aguardar" é para levar a sério. Não podemos "brincar e abusar" com a natureza. Pois muitas vezes a mesma se enfurece...e às vezes quando menos se espera.

A Coordenadora do Clube da Proteção Civil

Alice Pestana Garcia

Plataformas online

giaeonline

Microsoft-Office1

moodle logo

moodle logo(V1.9)


Orçamento Participativo 2020

LOGO COR-03

Apresenta a tua proposta para o orçamento participativo 2020 na secretaria ou em https://opescolas.pt/candidaturas/candidaturas.html até ao dia 13 de março de 2020. Consulta o regulamento em https://opescolas.pt/regulamento/

ERASMUS project

logo2

Biblioteca Escolar Digital

Biblioteca Escolar Digital

SELO DE SEGURANÇA DIGITAL

Quem está em linha

Temos 122 visitantes em linha

Contactos Agrupamento D. Sancho II - Alijó

Avenida 25 Abril 29
5070-011 ALIJÓ

e-mail serviços administrativos: secretaria.geral@aealijo.edu.pt

e-mail:   geral@aealijo.edu.pt  
telefone: 259 959 120
fax:        259 958 250

Encarregado da Proteção de Dados do Agrupamento:

Prof. Carlos Jorge Pereira Monteiro

email: carlosmonteiro.915@aealijo.edu.pt

novo logotipo