Dez

O Curso de Técnico Auxiliar de Saúde visitaram o Serviço de Esterilização do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro

IMG 3207 Copy

A 18 de dezembro, as alunas do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, realizaram uma visita de estudo ao Serviço de Esterilização do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro. Este serviço está certificado pela norma NP ISO 9001:2015. A Certificação ISO 9001:2015 implica que os Serviços assegurem a conformidade com as normas deste Sistema de Gestão da Qualidade de reconhecimento internacional. Este sistema permite aos Serviços potenciar continuamente o seu desempenho e manter o foco na qualidade dos serviços prestados aos utentes.

Toda a visita foi feita pela Enfermeira Paula Dias que amavelmente se disponibilizou a explicar todas as etapas, métodos e técnicas do processo de pré-lavagem, esterilização e empacotamento que se realizam neste serviço. Para além disso identificou todos os produtos, materiais e equipamentos utilizados em cada fase. Elucidou também quanto aos parâmetros a controlar nos testes de inspeção e funcionalidade dos componentes do material clínico e no processo de empacotamento dos Kits de material clínico. Esclareceu ainda as atividades que são realizadas pelos Técnicos Auxiliares de Saúde e as que são da responsabilidade dos enfermeiros.

Foi uma visita muito completa e detalhada acerca de todos os procedimentos realizados no serviço, sendo muito útil para que as alunas possam consolidar os seus conhecimentos com mais facilidade.

Orçamento Participativo 2019

As propostas vencedoras foram:

Escola Básica e Secundária D. Sancho II

Escola Básica do Pinhão

Começa já a pensar nas propostas para 2020!