Dez

O Curso de Técnico Auxiliar de Saúde visitaram o Serviço de Esterilização do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro

IMG 3207 Copy

A 18 de dezembro, as alunas do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, realizaram uma visita de estudo ao Serviço de Esterilização do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro. Este serviço está certificado pela norma NP ISO 9001:2015. A Certificação ISO 9001:2015 implica que os Serviços assegurem a conformidade com as normas deste Sistema de Gestão da Qualidade de reconhecimento internacional. Este sistema permite aos Serviços potenciar continuamente o seu desempenho e manter o foco na qualidade dos serviços prestados aos utentes.

Toda a visita foi feita pela Enfermeira Paula Dias que amavelmente se disponibilizou a explicar todas as etapas, métodos e técnicas do processo de pré-lavagem, esterilização e empacotamento que se realizam neste serviço. Para além disso identificou todos os produtos, materiais e equipamentos utilizados em cada fase. Elucidou também quanto aos parâmetros a controlar nos testes de inspeção e funcionalidade dos componentes do material clínico e no processo de empacotamento dos Kits de material clínico. Esclareceu ainda as atividades que são realizadas pelos Técnicos Auxiliares de Saúde e as que são da responsabilidade dos enfermeiros.

Foi uma visita muito completa e detalhada acerca de todos os procedimentos realizados no serviço, sendo muito útil para que as alunas possam consolidar os seus conhecimentos com mais facilidade.