Parlamento dos Jovens

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a DGEstE e o IPDJ, dirigida aos jovens dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

O programa, que se desenvolve em várias fases ao longo do ano letivo e que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República, é uma mais-valia para o Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó, não só pela participação ativa dos alunos, mas também pelo desenvolvimento de valores cívicos e democráticos. Os alunos assumiram esta responsabilidade democrática e apresentaram quatro listas no Ensino Básico e duas listas no Ensino Secundário. O Parlamento dos Jovens tem como objetivos: a) Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; b) Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político; c) Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; d) Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria. O tema central deste ano é VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E NO NAMORO. No ensino básico, a abordagem é "da sensibilização à ação!" e no ensino secundário é "como garantir o respeito e a igualdade?".

No dia 15 de janeiro decorreram as Sessões Escolares, com os deputados eleitos, nas quais resultou o Projeto de Recomendação da Escola para ambos os ciclos e que será debatido na Sessão Distrital/Regional nos dias 9 e 10 de março, para os ensino básico e secundário, respectivamente. Os docentes/coordenadores responsáveis pela atividade, foram Cláudia Martins (Ensino Básico) e Graça Monteiro (Ensino Secundário).

Sessão Escolar Básico 3 sessão escolar secundário 5
Sessão Escolar Básico 13 sessão escolar secundário 6