Jun

Concurso " Conta-nos uma história! Participação da turma do 4.º ano da EB de Favaios

Esta história nasceu a partir de um projeto de reciclagem de DVDs, na disciplina de Artes Visuais. Cada aluno da turma criou o seu boneco de neve, com diversos materiais, para decorar o painel de inverno da sala de aula.
Depois, na aula de oficina de escrita de Português, cada um fez a apresentação do seu boneco de neve à turma ( nome, gostos, naturalidade...).
Nas aulas seguintes, cada aluno escreveu uma história em que as personagens eram os bonecos de neve. Todos leram as suas histórias aos colegas.
Mais tarde, resolvemos fazer uma história única, com pedaços da história de cada um.
Entretanto, apresentámos a ideia de construir a história no Scratch à professora de Programação e Robótica que aderiu desde logo ao projeto. Nessas aulas, os alunos começaram a fazer os atores ( cada um tentou reproduzir o seu boneco de neve) e os cenários, em grupos de dois.
Entretanto, fomos continuando a melhorar a história nas aulas de oficina de escrita de Português.
Tivemos que pesquisar sobre o aquecimento global, nas aulas de Estudo do Meio, já que esse era um tema focado em várias histórias individuais.
Por fim, gravamos as vozes e saiu a história final que fala sobre o problema que os bonecos de neve da Nevolândia enfrentaram quando começaram a derreter e como o resolveram.
Claro que a história original era muito maior mas teve de ser cortada para obedecer ao tempo exigido no concurso "Conta-nos uma história".
Este projeto foi realizado no 2.º período, entre janeiro e início de março e envolveu várias disciplinas, promoveu o trabalho em equipa e sensibilizou os alunos para um problema atual, o do aquecimento global.