Concurso de Fotografia a Preto e Branco do Pinhão

Concurso

Foi encerrada hoje a última etapa do Concurso de Fotografia a Preto e Branco na turma do 7ºP do Pinhão, concluindo a edição de 2019/2020 desta competição pedagógica.

O nível de participação dos alunos (e algumas docentes) participantes foi extremamente elevado, destacando o sucesso da iniciativa que vinha sendo desenvolvida, no âmbito das aulas de Educação Visual, desde o início do 2º Período. O concurso procurou investir no recurso ao dramatismo visual da técnica do preto e branco, desenrolando-se com a atribuição de temas concetuais diferentes e progressivamente mais complexos, visando desenvolver a capacidade criativa dos participantes, quer na exploração da composição visual, quer no aprofundar da linguagem poética pessoal na interpretação livre dos temas/problema propostos.

Esta edição culminou com uma vitória ex-aequo das alunas Ana Diegas e Matilde Oliveira, do 7ºP, somando ambas o mesmo número de vitórias nos temas semanais, com trabalhos de excecional qualidade visual e excelência na interpretação dos conceitos explorados.

Inquiridas, no final, no momento da sua consagração e relembrando toda a experiência, as alunas referiram:

Ana Diegas: "Participar no concurso de Fotografia foi muito divertido, pois todas as semanas tínhamos temas desafiantes o que nos faz puxar pela imaginação e criatividade. Fotografia é uma coisa que eu sempre gostei muito e ter como actividade escolar é muito bom."

Matilde Oliveira: "O concurso de fotografia, na minha opinião, revelou-se exigente nos temas abordados. Estes temas foram desafios interessantes e deu-nos uma perspetiva diferente dos pequenos e grandes pormenores do mundo que nos rodeia. Estes desafios testaram a nossa capacidade criativa, nunca deixando de estar presente no nosso dia a dia. Para finalizar, começo a compreender melhor as exigências que um fotógrafo tem com ele próprio, para captar o momento ideal."

Ana Diegas

Matilde Oliveira