Centro Qualifica de Alijó

Cartaz Qualifica

Destaque

As informações prova para as Provas de Aferição, Final de Ciclo e Exames do Ensino Secundário já estão disponíveis

Versão para impressão
PDF
29
Jun

Apresentação do Restaurante Pedagógico Professor Mário Vaz

Na alma do Douro, Património da Humanidade, encontra-se a discreta, mas briosa, vila de Alijó. Abastada em imemoriais vestígios históricos e farta em prodigiosos frutos da natureza, Alijó acolhe no seu regaço gente que desde a nascença se envolve na paisagem e a regenera em sabores e aromas que atraem todas as gentes do mundo. Este colo fértil, que se estende desde a serra até ao doirado rio, para a sua sobrevivência, depende dos seus filhos, que em criança são estimulados a lidarem a terra, vendo nela a sua garantia de futuro. É a extraordinária manutenção da paisagem que, a par com o precioso néctar, contribuem para a afluência de milhares de turistas, anualmente, à região.

Neste contexto de riqueza rural inscreve-se o Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó (AEA), com cerca de novecentos alunos, distribuídos pelos diversos ciclos de ensino, que à semelhança do seu patrono tem como principal desiderato aforar as gentes do concelho, dotando-as de autonomia de conhecimento para o alcance de novos níveis de entendimento pessoais e coletivos.

Consciente dos constrangimentos da interioridade e ruralidade, procurando alargar a oferta de ensino, o AEA, há mais de uma década, dispõe de cursos profissionais, desenhados para o desenvolvimento de um currículo mais prático e atrativo, para os jovens que anseiam antecipar a sua atuação profissional.

Aqui o turismo é encarado como uma solução profissional, comprovada pelas dezenas de alunos que optaram pelos Cursos Profissionais e Cursos de Educação e Formação relacionados com a atividade turística/hoteleira.

Nestes cursos o ensino/aprendizagem não se restringe à sala de aula, e a escola não é um espaço fechado/isolado, mas um universo de pontes de contacto com as instituições e comunidades locais.

Focado nos desafios educativos que se impunham, rentabilizando um espaço inutilizado que integrava o recinto da escola sede, o AEA apostou em criar uma valência vocacionada para um espaço de desenvolvimento de aulas práticas e acolhimento de iniciativas na comunidade, de forma a colocar os alunos em contexto real de trabalho.

Numa sã dinâmica entre as turmas do Curso Técnico de Turismo e do curso CEF de Restaurante/Bar, desde 2017, paulatinamente, foi-se requalificando um espaço bufete que se encontrava desativado há alguns anos, dotando-o de condições para a realização de atividades práticas, intrinsecamente ligadas à área formativa dos cursos. No recinto exterior, num canteiro com 15m2, também com o entusiasmo e envolvimento dos alunos da Educação Inclusiva foi instalada uma horta biológica e pedagógica, cujo propósito consistia em promover aprendizagens estimulantes sobre os produtos endógenos locais e seu ciclo, desde a sementeira à colheita, obrigando à manutenção diária, para o fornecimento de ervas aromáticas e legumes à cozinha, para confeção e serviço de iguarias, em iniciativas agendadas. Durante o ano letivo é da competência das turmas e docentes envolvidos a manutenção da horta e a garantia da recolha dos alimentos da terra para o prato.

Após dois anos letivos de atividade, em finais de 2019 e com o apoio do POCH, o Restaurante Pedagógico foi inaugurado, apresentando-se completamente remodelado e equipado para acolher iniciativas relacionadas com a atividade turística e hoteleira.

De ideia/ação espontânea, surgiu um projeto estruturado, inovador, agregando valor, respondendo a uma necessidade do sistema de ensino turístico, pela criação de metodologias de ensino prático, cujo modelo pode ser adotado por outras instituições. O impacto verificou-se nos resultados dos alunos, na criação de melhores relações entre os docentes e os mesmos, ligados intrinsecamente pelos objetivos comuns e coerência do projeto, e pela abrangência das iniciativas e parcerias estabelecidas entre escola/comunidade/instituições públicas e privadas, até mesmo com a criação de novas iguarias com produtos endógenos, dando resposta a necessidades locais de oferta.

Ao projeto educativo do AEA, foi escolhido como patrono do Restaurante Pedagógico, o Professor Mário Vaz, então Diretor do agrupamento, pedra fundamental na defesa da essência do projeto.

Plataformas online

giaeonline

Microsoft-Office1


Orçamento Participativo 2020

LOGO COR-03

Apresenta a tua proposta para o orçamento participativo 2020 na secretaria ou em https://opescolas.pt/candidaturas/candidaturas.html até ao dia 13 de março de 2020. Consulta o regulamento em https://opescolas.pt/regulamento/

Visita Virtual à Escola Sede

Visita

Visita virtual em 3D à Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó realizada pela aluna Margarida Ribeiro no Âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B.

ERASMUS project

logo2

Biblioteca Escolar Digital

Biblioteca Escolar Digital

SELO DE SEGURANÇA DIGITAL

Quem está em linha

Temos 185 visitantes em linha

Restaurante Pedagógico, Professor Mário Vaz

Restaurante Copy

Contactos Agrupamento D. Sancho II - Alijó

Avenida 25 Abril 29
5070-011 ALIJÓ

e-mail serviços administrativos: secretaria.geral@aealijo.edu.pt

e-mail:   geral@aealijo.edu.pt  
telefone: 259 959 120
fax:        259 958 250

Encarregado da Proteção de Dados do Agrupamento:

Prof. Carlos Jorge Pereira Monteiro

email: carlosmonteiro.915@aealijo.edu.pt

novo logotipo