Devido a um problema informático algumas inscrições foram perdidas. Assim, solicita-se aos interessados que procedam a uma nova inscrição.

Cartaz-A3

comunicado - turma em isolamento profilático

COMUNICADO

O Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó, vem por este meio informar a comunidade escolar em particular, e a comunidade educativa em geral, que recebemos ontem, dia 10/11/2020, a decisão por parte da autoridade de saúde de Vila Real, de colocar a turma do 11ºB em isolamento profilático até ao próximo dia 20/11/2020.

O isolamento profilático da referida turma, deve-se ao facto de dois dos seus alunos terem testado positivo à COVID-19, e terem estado na escola num período temporal suscetível de serem considerados contactos de risco elevado para os restantes colegas da turma. Os alunos e os encarregados de educação da turma, já foram devidamente contactados pelas autoridades de saúde, e orientados de acordo com o protocolo adequado a esta situação.

Da parte do agrupamento, o mesmo já implementou com a devida articulação e autorização da DGEstE-Norte (DRSN), o previsto nos seus planos de contingência, e regimes presencial, misto e à distância. Assim, a este alunos será implementado durante o referido período, o regime de aulas à distância, para o qual o agrupamento está devidamente preparado, sendo que todas as informações estão a ser comunicadas aos respetivos alunos e encarregados de educação.

Os demais alunos do agrupamento continuarão a frequentar as aulas em regime presencial.

Estes casos de COVID-19 que agora se confirmam no nosso agrupamento, devem a par da preocupação que os mesmos geram, e que é compreensível, reforçar a atenção e o cumprimento escrupuloso de todas as regras de mitigação do contágio do vírus, que já foram devidamente comunicadas por todos os intervenientes, e que nunca é demais relembrar. As mesmas encontram-se afixadas em vários locais de todas as escolas do agrupamento, e nos respetivos planos de contingência (ver aqui).

Apelo mais uma vez à tranquilidade e serenidade de toda a comunidade educativa, sem no entanto, fazer o alerta para a importância de todos sem exceção cumprirmos com as práticas mais adequadas para combatermos este vírus, que neste momento, se encontra numa fase de dissiminação bastante acentuada por todo o país, e as escolas, por mais cuidados e regras instituídas acabam por ser o reflexo da sociedade.

Para finalizar, referir que o agrupamento divulga toda a informação autorizada pela autoridade de saúde pública sobre a situação epidemiológica do agrupamento, ou seja, o agrupamento por sua iniciativa não pode, nem deve divulgar casos positivos que no entender da autoridade de saúde não colocam em risco os restante elementos da comunidade escolar. Da mesma forma, o diretor não tem autonomia de por sua iniciativa colocar alunos, grupos de alunos ou turmas em isolamento profilático, sem as devidas orientações e autorizações da saúde pública e da DGEstE-Norte.

O diretor

Carlos Manuel Tavares Peixoto