Devido a um problema informático algumas inscrições foram perdidas. Assim, solicita-se aos interessados que procedam a uma nova inscrição.

Cartaz-A3

Dia Nacional do Não Fumador – 17 de novembro de 2020

Com o objetivo principal de promover hábitos para uma vida ativa e saudável, a equipa do Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual, vem por este meio e em tempo de Pandemia, assinalar o dia Nacional do Não Fumador.

Celebra-se a 17 de novembro o Dia Nacional do Não Fumador. Este dia comemorativo foi criado por uma Resolução do Conselho de Ministros (Resolução n.º 35/84, de 11 de junho), que, então, instituiu o Dia Mundial do Não Fumador. Curiosamente, o Governo Português apressou-se a marcar esta efeméride na sequência de uma recomendação aprovada em 1983 na 5ª Conferência Mundial Tabaco ou Saúde. Entretanto, o resto do mundo aderiu ao Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), promovido pela Organização Mundial de Saúde e Portugal tornou-se assim o único país do Mundo que tem um Dia do Não Fumador.

fumador

Porque às vezes "uma imagem vale mais que mil palavras", foram expostos, no átrio da entrada da escola sede do agrupamento e na Biblioteca, pequenos cartazes, bem como, folhetos explicativos dos malefícios do tabaco.

O tabagismo é em Portugal, como no resto do mundo, a principal causa de morte evitável.

De facto, por cada cigarro que fumamos perdemos em média 8 minutos de vida. No total, um homem fumador está a arriscar perder, em média, cerca de 13 anos de vida, enquanto uma mulher perde cerca de 15 anos de vida.

O tabagismo é responsável por mais de 8000 mortes em Portugal, das quais cerca de 4000 por doenças cardiovasculares, 2000 por cancro do pulmão e as restantes por enfisema do pulmão e cancro noutros órgãos.

A Coordenadora do PES,

Carla Areias