Devido a um problema informático algumas inscrições foram perdidas. Assim, solicita-se aos interessados que procedam a uma nova inscrição.

Cartaz-A3

Nov

CPCJ de Alijó e Agrupamento de Escolas D. Sancho II celebram o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual

18NOV Ed. 2020 folheto PT 2 001

No dia 18 de Novembro a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Alijó associou-se, ao esforço de amplificação da mensagem do Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual.

O reconhecimento de que a violência sexual contra crianças é uma realidade que persiste, em muitas situações, invisível e silenciada, que afeta milhões de crianças em todo o mundo e não conhece fronteiras geográficas, culturais ou sociais, conduziu o Conselho da Europa a instituir o dia 18 de Novembro como o Dia Europeu.

A Convenção do Conselho da Europa sobre a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual ("Convenção de Lanzarote", de 1 de Julho de 2010) representa um avanço significativo na prevenção da violência sexual, na proteção das crianças e na luta contra a impunidade de atos de violência sexual contra as crianças. Ancorada na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, é o primeiro instrumento internacional a tratar o abuso sexual de crianças como um crime, independentemente de onde ou por quem for cometido - em casa, na instituição de acolhimento, noutros locais onde se encontrem presentes crianças e, ainda, nas redes de crime organizado ou através da Internet.

Na edição de 2020, o Conselho da Europa propôs que a celebração do Dia Europeu se centre no tema específico de "Prevenir comportamentos de risco das crianças: imagens e/ou vídeos sexualmente explícitos de crianças produzidos por crianças", atendendo à vasta e rápida acessibilidade que em muito aumentam a exposição das crianças ao risco de sofrerem este tipo de abusos.

A CPCJ de Alijó contou com a adesão à iniciativa por parte dos professores, diretores de turma do Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Alijó, na divulgação da mensagem junto dos seus alunos, encarando, a esperança de melhores presentes e futuros para as nossas crianças e jovens.

A Representante do MEC na CPCJ - Cláudia Morais