Centro Qualifica de Alijó

Cartaz Qualifica

Devido a um problema informático algumas inscrições foram perdidas. Assim, solicita-se aos interessados que procedam a uma nova inscrição.

Clique aqui para mais informações

Cartaz-A3

Versão para impressão
PDF
17
Nov

CPCJ de Alijó e Agrupamento de Escolas D. Sancho II celebram o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual

18NOV Ed. 2020 folheto PT 2 001

No dia 18 de Novembro a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Alijó associou-se, ao esforço de amplificação da mensagem do Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual.

O reconhecimento de que a violência sexual contra crianças é uma realidade que persiste, em muitas situações, invisível e silenciada, que afeta milhões de crianças em todo o mundo e não conhece fronteiras geográficas, culturais ou sociais, conduziu o Conselho da Europa a instituir o dia 18 de Novembro como o Dia Europeu.

A Convenção do Conselho da Europa sobre a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual ("Convenção de Lanzarote", de 1 de Julho de 2010) representa um avanço significativo na prevenção da violência sexual, na proteção das crianças e na luta contra a impunidade de atos de violência sexual contra as crianças. Ancorada na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, é o primeiro instrumento internacional a tratar o abuso sexual de crianças como um crime, independentemente de onde ou por quem for cometido - em casa, na instituição de acolhimento, noutros locais onde se encontrem presentes crianças e, ainda, nas redes de crime organizado ou através da Internet.

Na edição de 2020, o Conselho da Europa propôs que a celebração do Dia Europeu se centre no tema específico de "Prevenir comportamentos de risco das crianças: imagens e/ou vídeos sexualmente explícitos de crianças produzidos por crianças", atendendo à vasta e rápida acessibilidade que em muito aumentam a exposição das crianças ao risco de sofrerem este tipo de abusos.

A CPCJ de Alijó contou com a adesão à iniciativa por parte dos professores, diretores de turma do Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Alijó, na divulgação da mensagem junto dos seus alunos, encarando, a esperança de melhores presentes e futuros para as nossas crianças e jovens.

A Representante do MEC na CPCJ - Cláudia Morais

Plataformas online

giaeonline

Microsoft-Office1


EQAVET

EQAVET logo

Orçamento Participativo 2020

LOGO COR-03

Apresenta a tua proposta para o orçamento participativo 2020 na secretaria ou em https://opescolas.pt/candidaturas/candidaturas.html até ao dia 13 de março de 2020. Consulta o regulamento em https://opescolas.pt/regulamento/

Visita Virtual à Escola Sede

Visita

Visita virtual em 3D à Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó realizada pela aluna Margarida Ribeiro no Âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B.

ERASMUS project

logo2

Parentalidade Positiva

Parentalidade

Biblioteca Escolar Digital

Biblioteca Escolar Digital

SELO DE SEGURANÇA DIGITAL

Quem está em linha

Temos 228 visitantes em linha

Restaurante Pedagógico, Professor Mário Vaz

Restaurante Copy