Devido a um problema informático algumas inscrições foram perdidas. Assim, solicita-se aos interessados que procedam a uma nova inscrição.

Cartaz-A3

Fev

Douro protectors

plastic

O projeto "Plastic Pirates- Go Europe" ,(https://www.plastic-pirates.eu/pt/videos) que está a unir a Europa e irá continuar para lá da Tri-Presidência Alemanha, Portugal e Eslovénia do Conselho da União Europeia, tem como tarefa ‘capturar’ o lixo presente nas margens de rios e em cursos de água à escala europeia.
Neste projeto, no qual o Agrupamento está envolvido, participam os alunos de científicas dos décimos anos, turmas A e B e as professoras de Biologia e Geologia e Física e Química A, coordenadoras do mesmo, formando a equipa “Douro protectors
Diferentes tipos de resíduos de plástico chegam aos rios – tanto partículas que são difíceis de observar à vista desarmada, como pacotes de iogurte ou sacos plásticos. Ao recolhermos os resíduos de plástico e partilharmos os dados podemos ajudar os cientistas que procuram saber mais sobre poluição em ecossistemas aquáticos. Uma metodologia única para todos os grupos espalhados por toda a Europa garante que os dados recolhidos são comparáveis, tornando-se visíveis num mapa online, no qual iremos colocar o nosso rio Pinhão, que desagua no rio Douro e que será estudado na praia fluvial de Vale de Mendiz em três saídas de campo.
Assim, no dia 13 de janeiro, deslocámo-nos ao rio e realizámos alguns procedimentos para a recolha de inverno, de todo o tipo de plástico mesmo os microplásticos presentes na água. Enfrentámos algumas dificuldades devido ao gelo existente o que impediu, por questões de segurança, o acesso a muito plástico que se encontrava nas margens do rio e à recolha de solo para uma etapa do estudo. Em grupos diferentes de trabalho, apanhámos plástico, fizemos medições e cálculos, repetimos procedimentos e em laboratório, procedemos à triagem e pesagem do plástico recolhido e introduzimos os resultados na plataforma europeia online. Foi uma atividade inovadora e muito enriquecedora para todos, não só em termos de educação ambiental, mas também na dimensão científica das disciplinas envolvidas neste projeto.
Agradecemos ao nosso Agrupamento a disponibilização de transporte o que tornou possível, que a nível nacional tenhamos sido uma das poucas escolas, senão a única, a realizou esta recolha de inverno.

Douro protectors