Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos da Criança

O Primeiro Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos da Criança (PLPPDC), desenvolvido pela CPCJ de Alijó, em parceria com o Agrupamento de Escolas D. Sancho II e o município de Alijó, para os anos de 2022-2026, está aprovado e em fase de implementação.

Este trabalho resulta da adesão da CPCJ de Alijó ao Projeto "Adélia", que é um projeto, promovido pela CNPDPCJ, de apoio à parentalidade positiva e à capacitação parental. É uma estratégia preventiva para a promoção e proteção dos direitos da criança, baseada no conhecimento da realidade infanto-juvenil.

Este Plano estratégico local tem como objetivo conhecer a realidade infanto-juvenil de Alijó e propor estratégias de intervenção nessa sequência, a ser dinamizadas, não só pela modalidade alargada, mas, também, por todos os parceiros locais. Estas competências remetem para uma ação de índole preventiva da CPCJ, em parceria com outras entidades, direcionadas à prevenção primária dos fatores de risco que, na comunidade, afetam as crianças e jovens, os seu direitos e interesses, bem-estar e desenvolvimento integral.

Os objetivos do projeto Adélia assentam em três pilares fundamentais, tais como:

• Desenvolver planos locais de promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens, garantindo estratégias de apoio a uma parentalidade positiva e responsável;
  • Qualificar a intervenção das comissões de proteção e das entidades com competência em matéria de infância e juventude;
  • Capacitar as famílias para o exercício de uma parentalidade positiva nas diferentes dimensões da vida familiar.

O Plano desenvolve-se em eixos que se interligam, nas questões orientadoras de proteção, capacitação, famílias positivas e inovação social.

Para consultar o Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens de Alijó, clique aqui.

Cláudia Morais

Presidente da CPCJ de Alijó/ Representante da Educação

Orçamento Participativo 2022

Apresenta a tua proposta para o orçamento participativo 2022 na secretaria ou em https://opescolas.pt/candidaturas/candidaturas.html até ao dia 13 de março de 2022. Consulta o regulamento em https://opescolas.pt/regulamento/