Fev

14 de fevereiro - Comemoração do Dia dos Namorados – Palestra sobre “Violência no namoro”

O projecto de Educação para a Saúde (PES) e a CPCJ comemoraram o dia 14 de Fevereiro, Dia dos Namorados, de uma perspetiva diferente, com uma abordagem à temática da “Violência no namoro”. Desta forma, os responsáveis da GNR-Escola Segura e as Psicólogas do gabinete de Psicologia do Centro de Saúde de Alijó,, dinamizaram duas palestras, uma para alunos de básico (8º e 9º anos) e outra para alunos do ensino secundário (10º e 11º), nas quais abordaram a problemática da violência doméstica e da violência no namoro nas suas diversas formas, identificaram os diferentes tipos de vítimas e consequências deste fenómeno, deram a conhecer dados estatísticos do distrito, o enquadramento legal deste tipo de crimes e organizações de apoio como o Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas – NIAVE (associado à GNR) ou a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – APAV. Foram ainda discutidos alguns mitos e realidades relacionadas com o tema, no sentido de confrontar os alunos com as suas ideias e crenças, relativamente a este assunto. Por último, foram fornecidos alguns desdobráveis com informações, contactos e ligações úteis. De uma forma geral, os alunos mostraram bastante interesse pelo tema, tendo participado ativamente nas discussões e debates de ideias que surgiram ao longo das sessões.

img pes

Orçamento Participativo 2019

As propostas vencedoras foram:

Escola Básica e Secundária D. Sancho II

Escola Básica do Pinhão

Começa já a pensar nas propostas para 2020!