Abr

Visita de estudo à cidade romana de Tongobriga, Museu Amadeo de Souza Cardoso e centro histórico de Amarante

Nos dias 13 e 26 de fevereiro, as turmas do 9.º ano realizaram uma visita de estudo ao Museu Amadeo de Souza Cardoso e ao Centro Histórico de Amarante e no dia 3 de março, o grupo associava a turma de 9º ano da Escola Básica do Pinhão com as turmas de 10º, 11º e 12º do curso de Línguas e Humanidades e realizou uma visita de estudo a Tongobriga, em Marco de Canaveses, Museu Amadeo de Souza Cardoso e centro histórico de Amarante, cumprindo o planificado pelo Grupo de História, integrado no Plano de Atividades.
A atividade iniciou-se com a visita pela cidade romana de Tongobriga: usando a imaginação e a partir das explicações do guia todos passeámos pelo fórum, pelas ruas, entrámos nas domus, nas termas e apreciámos a técnica e o requinte de um povo muito evoluído para o seu tempo.
Como o programa era muito preenchido, o almoço teve de ser rápido e de farnel, nas margens do rio Tâmega. Começou assim o usufruto da beleza de Amarante, que continuou a partir da visita guiada ao seu centro histórico, com destaque para a Igreja de S. Gonçalo: aí, tivemos até a sorte de assistir a um curto ensaio de música tocada no imponente órgão! Terminou-se a visita no Museu, que associa a recuperação de um extraordinário edifício antigo com a apresentação de obras modernistas, com justa valorização das pinturas de Amadeo. Os alunos colocaram perguntas, mostraram interesse e satisfação relativamente à atividade em que estiveram envolvidos; como sempre cumpriram horários e o seu comportamento mereceu mesmo um forte elogio das responsáveis pela visita em Amarante, do que se conclui mais uma vez que estas atividades merecem ser continuadas.

b 0704 a 0704