A plataforma GIAE online mudou. Está agora mais moderno e com novas funcionalidades! Os encarregados de educação têm agora um utilizador diferente dos seus educandos. O utilizador do aluno continua a ser A15xxx mas o encarregado de educação passa a ser EE15xxx

“As Janeiras”: tradição de dois países, Espanha e Portugal

Realizou-se, uma vez mais, na Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Alijó a atividade de articulação, entre os alunos do 4º ano e os alunos de espanhol dos 7º e 8º anos, sobre o cantar dos Reis.

Esta é uma tradição comum aos dois países, que se comemora de forma diferente. Neste sentido, a professora de Espanhol e os seus alunos apresentaram aos mais pequeninos alguns aspetos pertinentes desta tradição em Espanha. Falaram, recorrendo à língua de Cervantes, da famosa "Cabalgata", que se realiza nas principais cidades Espanholas, do famoso bolo típico "el roscón de reyes" e também cantaram um "vilancico" tradicional Ya vienen los Reyes Magos.

Foi ainda contada a História dos Três Reis Magos em verso nas duas versões, português e espanhol, e os alunos do 4º ano cantaram as Janeiras.

Para encerrar esta atividade foi proposto um desafio, ao qual todos aderiram com muito interesse e entusiasmo, e partilharam-se guloseimas oferecidas por todos os intervenientes, Chupa-chupas em forma de reis e rosquillas de chocolate.

Orçamento Participativo

Conhece aqui as propostas que irão ser votadas:

Escola Básica do Pinhão

Aquisição de uma mesa de matraquilhos e melhoria das condições do Clube da Rádio Escolar

Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó

Projeto A - Reciclagem Divertida

Projeto B - Novo Sistema Internet

Projeto C - Reabilitar Rádio Escolar

Projeto D - Mesa de Bilhar

Projeto E - Clube Graffiti

Os projetos vencedores foram:

Escola Básica do Pinhão