A plataforma GIAE online mudou. Está agora mais moderno e com novas funcionalidades! Os encarregados de educação têm agora um utilizador diferente dos seus educandos. O utilizador do aluno continua a ser A15xxx mas o encarregado de educação passa a ser EE15xxx

Out

Dia Mundial da Alimentação na Escola Básica do Pinhão

imagem1

No dia 16 de outubro, várias atividades foram desenvolvidas para a comemoração do Dia Mundial da Alimentação, envolvendo os alunos de todos os ciclos, desde o Pré-escolar ao 9º ano.

Os alunos do 1º e 2º anos ouviram a história A Magia do Pequeno Almoço de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e

fizeram desenhos de alimentos.

Os alunos do 3º e 4º anos ouviram a história O Príncipe Preguiçoso, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e fizeram diferentes frutos e legumes em eva, assim como caixinhas em cartolina, com frases alusivas a uma alimentação saudável.

imagem2

Logo pela manhã, foram feitas espetadas de frutas para serem servidas à hora do lanche matinal, pois não foi permitida a aquisição de bens alimentares com excesso em açúcar no bar. Todos puderam deliciar-se com estas espetadas com fruta da época.

imagem3

Entretanto, na cozinha já era preparada a sopa de legumes e a gelatina pelos alunos do Pré-escolar do Pinhão e de Vilarinho de Cotas, assim como pelos alunos do 1º ciclo. Ao mesmo tempo, o sumo de laranja natural estava a ser preparado pelos alunos do 5ºA para ser servido ao almoço.

imagem4

Também foi dia para os alunos do 9º ano contarem histórias da sua autoria, sobre a alimentação, aos mais pequenos.

A turma do 8º ano distribuiu marcadores, com frases subordinadas ao tema trabalhado, pelos diferentes espaços da escola. Memorizaram, ainda, a lengalenga em Francês “ Une poule sur un mur”.

O 7º A ilustrou e trabalhou várias expressões idiomáticas alusivas à alimentação na disciplina de Francês e Português.

imagem5

Após a sensibilização para as vantagens do leite natural, de forma a evitar o excesso de açúcares do leite com chocolate, este foi servido a todos os alunos no lanche da tarde.

Orçamento Participativo

Conhece aqui as propostas que irão ser votadas:

Escola Básica do Pinhão

Aquisição de uma mesa de matraquilhos e melhoria das condições do Clube da Rádio Escolar

Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó

Projeto A - Reciclagem Divertida

Projeto B - Novo Sistema Internet

Projeto C - Reabilitar Rádio Escolar

Projeto D - Mesa de Bilhar

Projeto E - Clube Graffiti

Os projetos vencedores foram:

Escola Básica do Pinhão