Notícias principais
Projeto - Museu na Escola
No âmbito do programa desta nova direção, anunciamos a inauguração para o 3º Período de um espaço museológico e multifunções na sede deste Agrupamento de Escolas, situado na antiga sala de professores do Bloco C. Ali será exposto um vasto acervo que este agrupamento foi arquivando ao longo de varias décadas, bem como, levará a cabo uma 2ª vertente do projeto que passa pela angariação de novas peças doadas pelos alunos e restante comunidade escolar e local, no sentido de aumentar o respetivo património museológico. Outras iniciativas culturais e didáticas serão ali organizadas futuramente com o intuito de conseguir um espaço vivo e dinâmico, bem como, estará disponível para acolher algumas reuniões, como por exemplo, do Conselho Geral ou Conselho Pedagógico.
ESCOLA EM MOVIMENTO 2016
Decorreu no passado dia 19 de fevereiro na escola sede e na escola do Pinhão o evento - ESCOLA EM MOVIMENTO. Tratou-se de um evento cultural que já vem sendo realizado há alguns anos e tem tido sempre um enorme sucesso na comunidade escolar e local, com especial destaque e evidência na edição deste ano. Fizemos graffitis de grandes dimensões, um concurso Got talent - Escolar que encheu o pavilhão gimnodesportivo, desfiles de moda, laboratórios de ciências, jardinagem, poesia, Informática, Design, Desporto, Prova de orientação, Pedy-Paper, promoção e divulgação do projeto de reciclagem electrónica - "Escola Electrão", exposições e muitas outras atividades.
A adesão dos alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e restante comunidade local foi notável, evidenciando com grande destaque o projeto da nova direção, que estabeleceu uma forte aposta na cultura e inovação do ensino. Este tipo de ação cultural no contexto escolar vem reforçar a ideia que a escola não é apenas aprendizagem e rotina letiva, "uma seca!" como tantas vezes os nossos alunos se referem à escola, mas deve também ser preenchida com momentos de puro divertimento e fruição cultural, devendo apostar e promover a criatividade dos alunos, complementando a aprendizagem com a imaginação num equilíbrio perfeito. Já dizia Einstein que "Em momentos de Crise, mais importante que o conhecimento é a imaginação" e dela dependem melhores resultados e o sucesso em ultrapassar os obstáculos. Para ilustrar da melhor forma o evento supracitado, colocámos uma seleção de imagens bem esclarecedoras do sucesso, envolvimento dos alunos, professores, funcionários e a comunidade em geral que também esteve presente a convite da direção da escola.
Sessão de encerramento do projeto Mem_TUA ESCOLAS
PROJETO
m_e_m TUA ESCOLAS |
Realizou-se no passado dia 26 de fevereiro a sessão de encerramento do projeto Mem_TUA ESCOLAS em Carrazeda de Ansiães no Auditório do CITIC. Mais uma vez, o nosso Agrupamento esteve presente no evento. Desta feita, não apenas como espetador, mas como protagonista, uma vez que a nossa escola ficou em 2º lugar (recebendo nessa sequência um prémio no valor de dois mil e seiscentos euros em material e livros fruto do projeto, para a Biblioteca da Escola), o que representa para os alunos vencedores um prémio monetário a ser gasto em material e para o nosso Agrupamento mais um motivo de prestígio e orgulho pelo trabalho dos alunos Laura Vilela (primeiro prémio no valor de trezentos e cinquenta euros), Maria Emília Silva (segundo prémio, no valor de duzentos e cinquenta euros) e Armando Carvalho (terceiro prémio, no valor de cento e cinquenta euros), mas também de todos os outros que participaram entusiasticamente neste projeto.
Para quem não se lembra, o Mem_TUA ESCOLAS (que teve início no passado ano letivo) foi um projeto direcionado para alunos do Ensino Secundário e teve por principal objetivo, a recolha de memórias, testemunhos e vivências significativas das populações do vale do Tua, através da realização de entrevistas e respetivas gravações audiovisuais. Na nossa escola, participaram apenas os alunos do curso de Línguas e Humanidades, que do 10º ano ao 12ºano, mostraram uma surpreendente força indómita neste projeto, conforme o número, a qualidade e os resultados das entrevistas o poderam testemunhar.
O envolvimento da nossa escola neste projeto, tanto pelos objetivos que o presidiam como pelas entidades que o lançaram, foi, indubitavelmente uma oportunidade ímpar para marcarmos a diferença no panorama regional e nacional e contribuirmos para o futuro sustentado da área do Vale do Tua. Foi também muito enriquecedor em termos humanos por ter proporcionado um intercâmbio entre os mais jovens e a população mais idosa com todos os benefícios que isso acarreta (preservação da história e etnografia, promoção do respeito pelos idosos, valorização do seu papel na sociedade…). E mesmo sem qualquer prémio, já ninguém nos tiraria este orgulho e este senso de realização.
Nós, professores responsáveis e alunos que participaram, queremos aproveitar esta oportunidade para agradecer à gestão da escola, na pessoa dos seus dirigentes pela visão de terem tomado a iniciativa de trazer este projeto para a escola e de ao longo destes meses terem criado condições favoráveis à consecução de um trabalho de qualidade, agora coroado de êxito. Este triunfo também é vosso. Estamos também muito gratos à comunidade escolar em geral que acolheu e acarinhou o projeto, apoiando-nos em todas as etapas e voluntariando-se para partilhar as suas histórias. E por fim, um agradecimento a todos aqueles que aceitaram partilhar connosco as suas histórias.
Ao fundo da pagina https://sites.google.com/site/foztuavale/memtua-escolas aparece um link para a coleção oral, onde se encontram as entrevistas dos alunos e outras gravações, incluindo os cinco filmes temáticos produzidos com materiais selecionados das entrevistas.
A Coordenadora do Projeto:
Professora: Isabel Moreira
LISTAS GRADUADAS DA CONTRATAÇÃO DE TÉCNICOS - AECS
De acordo com o aviso de abertura para a contratação de cinco Técnicos Especializados para prestar funções nas Atividades de Enriquecimento Curricular, aqui se divulga a lista de graduação:
As ofertas 3928, 3932, 3933 e 3934 não obtiveram qualquer candidato.