Centro Qualifica de Alijó

Cartaz Qualifica

Clique aqui para mais informações

Notícias principais

Versão para impressão
PDF
01
Maio

Sessão de Teatro

No passado dia 8 de abril, pelas 10h40, as turmas dos 9º e 10º anos , assim como a turma do Ensino Profissional do 1º ano, deslocaram-se ao Teatro de Favaios para assistirem à representação da peça "Auto da Barca do Inferno" pela Companhia Filandorra.
Foi um espetáculo recheado de animação, tendo os alunos manifestado muita atenção no desenrolar da ação. No final, as críticas foram bastante positivas, pelo que esta atividade certamente ajudou a uma melhor compreensão global desta obra intemporal.

fotografia 1 fotografia 2
Versão para impressão
PDF
13
Abr

Dely & Doce ae

O Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó, participa pelo 4º ano consecutivo no programa A Empresa, cujo objetivo é incutir e desenvolver o espírito de empreendedorismo nos nossos alunos. Este ano a participação conta com os alunos da turma do Curso Profissional de Comércio de 2º ano (Marco Paulo, Rafaela Rebelo, Cristiana Teixeira, Hélder Borges, Daniel Rodrigues e Bruno Martins), acompanhada e orientada pelos professores Ana Cristina Monteiro e António Mansilha. O projeto escolhido foi a Criação de uma Miniempresa, associada à organização JAP (Junior Achivement Portugal), fundação sem fins lucrativos empenhada no desenvolvimento de Programas Educativos de negócios e economia para jovens. Os alunos, este ano, apostam numa empresa “doce” e tradicional, que visa produzir e comercializar artigos da nossa região, apostando essencialmente em produtos naturais (chás, bolos de receitas tradicionais, compotas e geleias e frutos secos), com um toque de ternura e requinte. O projeto conta com um elevado nível de empenho e motivação de todos os envolvidos que acreditaram levar esta empresa à Feira Ilimitada em Vila Real, no Dolce Vita. Este objectivo foi cumprido, uma vez que a empresa foi uma das quinze selecionadas para estar presente neste evento no próximo dia 24 de abril. Este projeto contou, mais uma vez, com o apoio incondicional da direção do Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó.

jornal b
Versão para impressão
PDF
07
Abr

Clube Europeu - atividades do 2.º período

Os membros do clube europeu têm realizado trabalhos lindíssimos, sendo prova disso os calendários que distribuíram pela escola, neste segundo período, estampados com desenhos alusivos à Europa, dentro de várias temáticas como a paz, a união e a interajuda entre povos.
Os alunos planificaram postais de S. Valentim e elaboraram-nos em cartolina, escrevendo no seu interior mensagens em diferentes línguas europeias. Pesquisaram, também, sobre tradições de carnaval nas diferentes regiões europeias, passando em seguida à criação de um cartaz, que se encontra afixado na sala do clube. Após estas atividades passaram à decoração de ovos da Páscoa com as cores das diferentes bandeiras dos países da União Europeia.
Aqui ficam algumas fotos dos trabalhos realizados.

o 1 o 2
Versão para impressão
PDF
06
Abr

Visita de estudo à cidade romana de Tongobriga, Museu Amadeo de Souza Cardoso e centro histórico de Amarante


Nos dias 13 e 26 de fevereiro, as turmas do 9.º ano realizaram uma visita de estudo ao Museu Amadeo de Souza Cardoso e ao Centro Histórico de Amarante e no dia 3 de março, o grupo associava a turma de 9º ano da Escola Básica do Pinhão com as turmas de 10º, 11º e 12º do curso de Línguas e Humanidades e realizou uma visita de estudo a Tongobriga, em Marco de Canaveses, Museu Amadeo de Souza Cardoso e centro histórico de Amarante, cumprindo o planificado pelo Grupo de História, integrado no Plano de Atividades.
A atividade iniciou-se com a visita pela cidade romana de Tongobriga: usando a imaginação e a partir das explicações do guia todos passeámos pelo fórum, pelas ruas, entrámos nas domus, nas termas e apreciámos a técnica e o requinte de um povo muito evoluído para o seu tempo.
Como o programa era muito preenchido, o almoço teve de ser rápido e de farnel, nas margens do rio Tâmega. Começou assim o usufruto da beleza de Amarante, que continuou a partir da visita guiada ao seu centro histórico, com destaque para a Igreja de S. Gonçalo: aí, tivemos até a sorte de assistir a um curto ensaio de música tocada no imponente órgão! Terminou-se a visita no Museu, que associa a recuperação de um extraordinário edifício antigo com a apresentação de obras modernistas, com justa valorização das pinturas de Amadeo. Os alunos colocaram perguntas, mostraram interesse e satisfação relativamente à atividade em que estiveram envolvidos; como sempre cumpriram horários e o seu comportamento mereceu mesmo um forte elogio das responsáveis pela visita em Amarante, do que se conclui mais uma vez que estas atividades merecem ser continuadas.

b 0704 a 0704
Versão para impressão
PDF
24
Mar

A participação da escola na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens

Nos dias 16 e 17 de março realizaram-se as Sessões Distritais/Regionais do Parlamento dos Jovens para o ensino secundário e para o ensino básico, cujos temas versaram sobre “Ensino público e privado: que desafios?” e “Combater o insucesso escolar”. A sessão do secundário contou com a presença dos deputados, Jéssica Costa do 12º A, Mónica Martins do 11º B e Sandra Cunha do 12º A, e a sessão do ensino básico contou com a presença dos deputados Pedro Oliveira, do 7.º B, José Pedro Grácio, do 8.º B, Danilo Gonçalves e Margarida Moreiras, do 8.º E, e ainda de Maria Souto, do 7.º D, na qualidade de deputado suplente.
Na sessão, os deputados defenderam o projeto de recomendação elaborado aquando da sessão escolar. Muito embora, nenhum dos alunos tenha sido eleito para a sessão nacional, uma das medidas que consta do projeto de recomendação do ensino secundário, projeto que representará o distrito na Assembleia da República, corresponde a uma medida que constava do projeto de recomendação da nossa escola.
Os coordenadores do projeto agradecem a colaboração dos alunos, bem como da câmara municipal que garantiu o transporte dos mesmos. Ressalva-se ainda o convívio entre os deputados de diferentes escolas e a gentileza com que a equipa do IPDJ de Vila Real brindou os coordenadores do projeto a nível de escola.

not1not2

Plataformas online

giaeonline

Microsoft-Office1


Orçamento Participativo 2022

LOGO COR-03

Apresenta a tua proposta para o orçamento participativo 2022 na secretaria ou em https://opescolas.pt/candidaturas/candidaturas.html até ao dia 13 de março de 2022. Consulta o regulamento em https://opescolas.pt/regulamento/

Visita Virtual à Escola Sede

Visita

Visita virtual em 3D à Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó realizada pela aluna Margarida Ribeiro no Âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B.

Selo Escola SaudávelMente

OPP SeloEscolaSaudavelMente RGB policromatico preto

EQAVET

EQAVET logo

Parentalidade Positiva

Parentalidade

Biblioteca Escolar Digital

Biblioteca Escolar Digital

SELO DE SEGURANÇA DIGITAL

Selo 2024

Quem está em linha

Temos 216 visitantes em linha

Restaurante Pedagógico, Professor Mário Vaz

Restaurante Copy