Notícias principais
PARTICIPAÇÃO NO SEMINÁRIO memTUA ESCOLAS
No passado dia 10 de fevereiro, o nosso Agrupamento esteve presente no segundo Seminário memTUA ESCOLAS, que decorreu em Foz Tua. O dia começou com a visita às obras da barragem em Foz Tua (estaleiro das obras: apresentação inicial na sala Unesco e visita acompanhada às obras em curso no muro e na central subterrânea).
O almoço foi oferecido aos presentes no Restaurante Calça Curta.
A tarde reservou outras atividades, nas instalações da Quinta do Tua (grupo Symington). Começamos agradavelmente por assistir às palestras: “Uma introdução à história da linha e do vale do Tua”; “Questões operacionais e ideias para umas FAQ do projeto”; “Histórias da linha do Tua no Portugal na viragem do século (XIX para XX)”. Seguindo-se um debate sobre: “A experiência das escolas participantes”, onde o responsável pelo projeto de cada escola participante, teve a oportunidade de partilhar as experiências, ideias, práticas, objetivos do trabalho desenvolvido, bem como constrangimentos, dúvidas, pertinência e continuidade do mesmo.
O balanço deste seminário foi bastante positivo, terminando assim mais uma sessão de trabalho para a operacionalização do projeto memTUA.
O vale do Tua é património cultural, é património social, mas é sobretudo património emocional.
![]() |
![]() |
![]() |
Vencer o cancro está ao nosso alcance!
Este é o mote para a comemoração do Dia Mundial do Cancro, no dia 4 de fevereiro.
O cancro é uma doença que mata 7,6 milhões de pessoas por dia, em todo o mundo, sendo que, em Portugal, os números reportam a morte de 42 mil pessoas, por ano.
Desta forma, a prevenção primária e secundária, o diagnóstico precoce e tratamentos adequados são fundamentais nesta luta.
Para abordar este tema e consciencializar os alunos, de 11º ano da Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó, sobre riscos e estilos de vida potenciadores de alguns cancros, bem como de formas de proteção e prevenção desta doença, a enfermeira Augusta Costa, do Centro de Saúde de Alijó, dinamizou uma palestra, em articulação com o Projeto de Promoção e Educação para a Saúde deste Agrupamento (foto 1).
Foram ainda explorados alguns mitos relacionados com o cancro em geral, tendo havido espaço para o debate e a partilha de ideias.
No final os alunos foram convidados a escrever, num mural, uma mensagem ou um nome, lembrando e homenageando aqueles que enfrentaram, ou enfrentam, esta doença.
Um mural idêntico foi construído pelos alunos da Escola Básica do Pinhão, no qual expressarem os seus sentimentos (fotos 2 e 3).
Porque, infelizmente, o cancro afeta-nos a todos!
SESSÃO ESCOLAR DO PARLAMENTO DOS JOVENS - ENSINO BÁSICO
No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, realizou-se no dia 22 de janeiro, a Sessão Escolar do Ensino Básico, subordinada ao tema: “Combater o insucesso escolar”. A referida sessão, que contou com a presença dos deputados apurados nas eleições realizadas no dia 16 de janeiro, aprovou o projeto de recomendação da escola a defender na sessão distrital, elegendo como deputados para representar a nossa escola os seguintes alunos: José Pedro Grácio do 8.º B, Margarida Moreiras do 8.º E, Pedro Oliveira do 7.º B e Danilo Gonçalves do 8.º E e, ainda, Maria Souto do 7.º D, como suplente. A sessão escolar elegeu ainda como candidata à Mesa da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico a aluna Andreia Moreiras do 8º E. Os coordenadores do Parlamento dos Jovens dão os parabéns aos deputados eleitos e agradecem a colaboração de todos quantos contribuíram para a concretização de mais uma etapa do projeto.
![]() |
![]() |
Um Dia com o Património
De acordo com o Plano Anual de Atividades, decorreu no dia 15 de janeiro a atividade “Um Dia com o Património”. Foi uma iniciativa promovida pela Escola Profissional de Arqueologia – Freixo em parceria com a Direção Regional da Cultura do Norte.
O programa consistiu numa oficina de arqueologia e de conservação e restauro onde os alunos foram convidados a vestir o fato de arqueólogo e de conservador e na apresentação de um vídeo da Escola Profissional de Arqueologia.
A atividade destinou-se aos alunos do 9.º ano de escolaridade e 10.º ano da área de Línguas e Humanidades.
A dinamização e organização da atividade foi da responsabilidade do Grupo de História e teve a colaboração do arqueólogo da Câmara Municipal de Alijó, Dr. Tiago Gomes.
Esta atividade permitiu sensibilizar os alunos para a defesa e valorização do património cultural local, conhecer melhor o património histórico e paisagístico do Concelho, desenvolver o espírito de observação, relacionar a escola com o meio, desenvolver nos alunos o gosto pela arte e pela preservação do património e da memória coletiva.