Notícias principais
Visita de estudo à Estação de Tratamento de Águas
Nos dias 3 e 5 de fevereiro, os alunos do 5º ano do nosso Agrupamento fizeram uma visita de estudo à Estação de Tratamento de Águas, tendo a oportunidade de ampliar os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências Naturais. A visita foi orientada por uma responsável da empresa ADTMAD – Grupo Águas de Portugal, tendo os alunos a possibilidade de observar no terreno todos os processos de tratamento sofridos pela água antes de esta chegar às torneiras de nossas casas. Os alunos ficaram mais consciencializados para a importância da temática relacionada com a preservação e conservação da água, já que a água não é um bem inesgotável. A qualidade da água não depende apenas dos outros, depende de cada um de nós.
![]() |
![]() |
PARTICIPAÇÃO NO SEMINÁRIO memTUA ESCOLAS
No passado dia 10 de fevereiro, o nosso Agrupamento esteve presente no segundo Seminário memTUA ESCOLAS, que decorreu em Foz Tua. O dia começou com a visita às obras da barragem em Foz Tua (estaleiro das obras: apresentação inicial na sala Unesco e visita acompanhada às obras em curso no muro e na central subterrânea).
O almoço foi oferecido aos presentes no Restaurante Calça Curta.
A tarde reservou outras atividades, nas instalações da Quinta do Tua (grupo Symington). Começamos agradavelmente por assistir às palestras: “Uma introdução à história da linha e do vale do Tua”; “Questões operacionais e ideias para umas FAQ do projeto”; “Histórias da linha do Tua no Portugal na viragem do século (XIX para XX)”. Seguindo-se um debate sobre: “A experiência das escolas participantes”, onde o responsável pelo projeto de cada escola participante, teve a oportunidade de partilhar as experiências, ideias, práticas, objetivos do trabalho desenvolvido, bem como constrangimentos, dúvidas, pertinência e continuidade do mesmo.
O balanço deste seminário foi bastante positivo, terminando assim mais uma sessão de trabalho para a operacionalização do projeto memTUA.
O vale do Tua é património cultural, é património social, mas é sobretudo património emocional.
![]() |
![]() |
![]() |