Notícias principais
Selos de Qualidade projeto eTwinning “Pieces of History”
No passado dia 17 de julho de 2023, o Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó obteve 2 "Selos de Qualidade" pela participação no projeto eTwinning "Pieces of History", desenvolvido pelas docentes Ana Alonso (fundadora) e Carla Cintra Matos.
A Organização Nacional de Apoio eTwinning considerou o projeto "Pieces of History" bem estruturado, evidenciando os critérios de qualidade em avaliação.
Os alunos e professores envolvidos e que colaboraram no projeto estão de Parabéns! Mais um reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas do Agrupamento D. Sancho II, Alijó.
TRANSPORTES ESCOLARES - 17/07 A 21/07
AQUI se publicam os Transportes Escolares para os Exames Nacionais e Cursos Profissionais de 17 de julho a 21 de julho.
MATRÍCULAS PARA O ANO LETIVO 2023/2024
Informam-se todos os encarregados de educação que está a decorrer o período de matrículas para o próximo ano letivo.
As matrículas e renovações de matrículas são da exclusiva responsabilidade dos Encarregados de Educação e feitas no Portal das Matrículas (https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pmat/#/portal/home).
No caso dos pais e encarregados de educação não conseguirem efetuar a matrícula do seu educando autonomamente através do portal, podem solicitar auxílio aos serviços administrativos do agrupamento, agendando marcação para o efeito, através do telefone - 259959120.
Para mais informações sobre o processo de matrículas, pode consultar o manual do Encarregado de Educação no endereço
https://docescolas.dgeec.mec.pt/index.php/s/wfFwDrBC1YwI4EF.
Dada a especificidade das matrículas para os alunos que vão frequentar os 10º e 12º anos, os encarregados de educação destes alunos podem fazê-la na escola sede ou na escola do Pinhão, com o apoio dos respetivos diretores de turma, no dia 17 de julho e no seguinte horário: das 9.00h às 12.30h e das 14.00h às 16.30h.
Para o efeito, devem fazer-se acompanhar de:
- documento de identificação (cartão de cidadão) do aluno e do encarregado de educação
Entrega dos Kits digitais - 9º e 12º anos
Conforme previsto, os alunos que terminaram os 9º e 12º anos deverão devolver os kits digitais.
Estão definidas as seguintes datas para os alunos entregarem, na escola sede, os kits digitais:
Ano de escolaridade |
Hora |
Dia |
9.º ano |
9:00-12:30 e 14:00-16:30 |
10/7/2023 e 11/7/2023 |
12.º ano |
9:00-12:30 e 14:00-16:30 |
12/7/2023 |
Assim, devem ter em atenção, no ato da entrega, ao seguinte:
- Computador com carregador;
- Hotspot (no caso dos alunos do 12º ano) com respetivo cabo de carregamento;
- Cartão de ligação à internet (deverá estar inserido respetivo equipamento) com o respetivo envelope da operadora de telecomunicações;
- Mochila;
- Auscultadores.
Prazos e modo de candidatura aos apoios de Ação Social Escolar para o ano 2023/2024
Ano letivo 2023/2024 - Refeições escolares, livros de fichas, prolongamento de horário e transportes escolares
Alunos Educação Pré-Escolar e 1º CEB
Para usufruírem dos apoios da Ação Social Escolar - refeições escolares, livros de fichas, prolongamento de horário e transportes escolares - as crianças que irão frequentar a Educação Pré-Escolar e os alunos que irão frequentar o 1.º ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2023/2024, deverão inscrever-se obrigatoriamente até ao dia 31 de julho.
As inscrições poderão ser realizadas online através dos seguintes formulários:
- Educação Pré-Escolar: https://bit.ly/preescolar2023-24
- 1º CEB: https://bit.ly/1ceb2023-24
Para efetuar a inscrição são necessários os seguintes documentos:
- Cartão de Cidadão da Criança
- Cartão de Cidadão do Encarregado de Educação
- Declaração da Segurança Social comprovativa do abono familiar (se estiverem posicionados nos Escalões 1 e 2).
Alunos do 5º ao 12º anos de escolaridade
Alunos 5º ano - pedido de transporte é realizado junto do/a Professor/a do 1º CEB no momento da matrícula.
Alunos do 6º ao 12º ano - inscrições até 31/07/2023 na plataforma GIAE (consulte as instruções no Guia de Candidatura).
Relembra-se, ainda, que todos os alunos que são transportados pelas empresas Rodonorte, Transportes Portugueses SA e Transdev Interior SA têm de proceder à entrega do passe escolar até 31/07/2023 (ou ao motorista ou nos Serviços Municipais de Educação).
As inscrições em todos os apoios de Ação Social Escolar poderão ser, também, realizadas presencialmente nos Serviços Municipais de Educação, na Avenida 25 de Abril, Alijó (junto ao Agrupamento de Escolas), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Mais informações em: https://www.cm-alijo.pt/servicos/educacao/acao-social-escolar