MANNEQUIN CHALLENGE 2016 - ESCOLA TV "O PLÁTANO" AGRUPAMENTO DE ESCOLAS - D. SANCHO II - ALIJÓ (Curso Profissional TDD3D)
Caso não consigas visualizar no teu dispositivo, experimenta o link seguinte:
Homenagem ao docente - Professor Albano Ledo
Em Homenagem ao docente - Professor Albano Ledo, recentemente aposentado, realizou-se dia 15 de dezembro, no Pavilhão Gimnodesportivo do Agrupamento de Escolas - D. Sancho II de Alijó o "1º TORNEIO DE BADMINTON ALBANO LEDO 2016".
Felicidades para o Professor Ledo nesta nova etapa.
1ª edição do Jornal Escolar "O PLÁTANO" - 2016-2017
Já saiu a 1ª edição do Jornal Escolar "O PLÁTANO" - 2016-2017. Totalmente produzido e impresso na nossa escola. Só Visto!
COMPRE JÁ!
Atividade: Partilhar e incluir
No âmbito da comemoração Do dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Grupo de Educação Especial, em articulação com o CRTIC de Mirandela, dinamizou a atividade, intitulada “Partilhar e Incluir”, que teve como objetivos: sensibilizar para a diferença e inclusão, promover o respeito pelo outro, refletir sobre os valores da cidadania, promover a solidariedade entre pares.
As professoras Luísa Pratas e Elisa Fidalgo apresentaram vídeos aos alunos do Pré-escolar, 1.º Ciclo e turmas de 5.º ano, relacionados com a diferença e diversas problemáticas que suscitaram o debate e reflexão sobre a temática. Exploraram, ainda, diversos produtos de apoio que facilitam o acesso ao currículo a alunos com diversas problemáticas.
Os professores de Música, Alice Garcia e Emanuel Correia, envolveram os alunos de diferentes turmas e participaram com a dinamização de momentos musicais, através da apresentação da música “Imagine” de John Lennon.
Sofrologia em Contexto Laboral
No dia 30 de novembro dinamizou-se, na Biblioteca do Agrupamento, no âmbito do PES, uma sessão de Sofrologia em Contexto Laboral, dirigida a docentes.
A Sofrologia foi desenvolvida pelo médico e investigador colombiano Lozano Alfonso Caycedo, no ano de 1960. Sofrologia deriva do grego sos (harmonia), phren (consciência) e logos (estudo). Portanto, etimologicamente, sofrologia significa: estudo da harmonia da consciência humana.
Nesta sessão experienciou-se um pouco desta técnica, ficando a vontade de (quem sabe …) repetir.
Obrigada pela Participação de todos.
Obrigada Mónica Neves pela disponibilidade para nos proporcionar este momento.
A Equipa PES
“Dia Mundial da Luta contra a SIDA “ – Dia do Vermelho
O desafio foi lançado…
pela sensibilização;
pelo conhecimento;
pela solidariedade.
Obrigada a todos pela participação.
Equipa PES
Alunos visitam Palácio Nacional de Mafra e Lisboa Games Week
No dia 17 de novembro, os alunos das turmas dos cursos profissionais TGPSI e TDD3D do 12º ano e o 10ºano da turma TGPSI realizaram uma visita de estudo ao Palácio Nacional de Mafra.
Esta ida permitiu o contacto dos alunos com o espaço em que decorre a ação, uma vez que o Palácio integra a obra de leitura obrigatória “Memorial do Convento”.
Segundo a guia, a Basílica de Mafra é uma das únicas do mundo com dois carrilhões de sinos e seis órgãos. Mencionou, ainda, o episódio da deslocação da pedra, a qual se encontra na padieira da porta de entrada principal.
Este ano comemora-se o tricentenário do lançamento da primeira pedra da Basílica.
No dia 18 de novembro, saímos da pousada às 9 horas e dirigimo-nos para a zona de Belém, onde podemos visitar símbolos portugueses e marcos do nosso património, como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos. Em seguida deliciamo-nos com um pastel de Belém e conhecemos a residência oficial do Presidente da República.
Considerando que os Videojogos têm uma função determinante na educação e formação dos jovens, a qual deve ser potenciada enquanto contributo para a sua inclusão social e como fator de crescimento intelectual, os professores envolvidos na visita de estudo, levaram os seus alunos, a visitar a Lisboa Games Week, que decorreu na FIL, pavilhão 3, no Parque das Nações, em Lisboa.
Os alunos conseguiram ver e até experimentar as últimas novidades e tecnologias para jogos, ao mesmo tempo que tiveram contacto com o desenvolvimento de software.