Agrupamento de Escolas de Alijó arrecadou o 1º Prémio do distrito e foi o 4º melhor do pais em 324 escolas
O Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Alijó foi o grande vencedor no distrito de Vila Real da Edição 2015/16 da Escola Electrão, por ter conseguido reunir mais de 10 toneladas de equipamentos eléctricos e pilhas usadas, graças aos esforços de alunos e professores e restante comunidade educativa. Nesta edição da Escola Electrão, as 324 escolas inscritas recolheram ao todo cerca de 500 toneladas de resíduos, tendo o Agrupamento de Alijó ficado em 4º lugar no total das 324 escolas do país. Também para o Prémio de Sensibilização Ambiental, o vídeo deste Agrupamento de Escolas conseguiu um excelente 4º lugar.
A Escola Electrão é uma campanha da Amb3E que desafia as escolas de todo o País a recolherem o máximo que conseguirem de equipamentos eléctricos e pilhas usadas, de forma a chamar a atenção para a importância da sua reciclagem.
Os vencedores foram anunciados numa sessão que decorreu na área VIP do Rock in Rio de Lisboa e que contou com a presença de cerca de mil alunos e professores. Esta foi uma parceria inédita com o Rock in Rio que permitiu que todos estes jovens tivessem uma experiência inesquecível. A cerimónia contou, também, com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Eng.º Carlos Martins e da Vice-Presidente do Rock in Rio, Roberta Medina.
Pedro Nazareth, Director Geral da Amb3E, entidade que gere a Rede Electrão e responsável pela Escola Electrão, sublinhou: "Desde que o projecto começou, temos tido resultados surpreendentes, muito pela resposta das escolas que acabam por envolver toda a comunidade em que se inserem. Até agora, os alunos já conseguiram recolher cerca de 5.500 toneladas de resíduos. Isto significa que, conseguimos proteger o ambiente, evitando a sua contaminação por substâncias perigosas, e ainda minimizar o consumo de materiais, através de reciclagem de materiais, presentes em equipamentos tão diversos como televisores, lâmpadas, telemóveis, pilhas, frigoríficos, micro-ondas, etc."
Ao todo, foram atribuídos 26 prémios. A escola vencedora foi premiada com 10.000 euros e as que reuniram mais pilhas e lâmpadas receberam 2.000 euros e 1.000 euros, respectivamente. Foram também atribuídos dois prémios per capita de 1.500 e 1.000 euros, bem como prémios para as vencedoras distritais, de 750 euros e um prémio de sensibilização ambiental, no valor de 2.500 euros. Cada escola recebeu ainda 50 euros por tonelada recolhida e bilhetes para assistir ao Rock in Rio. Assim, o Agrupamento de Escolas de Alijó arrecadou 750€ por ser vencedora distrital, 500€ pelas 10 toneladas e ainda 26 bilhetes para o Rock in Rio.
A coordenação do projeto no Agrupamento de Escolas de Alijó foi da responsabilidade dos professores Cristina Monteiro e António Machado, com a colaboração especial dos professores Nuno Canelas e Carminda Veiga, do assistente operacional Manuel Raio e das turmas do 11º ano dos Cursos Profissionais TDD3D e TGPSI.
Nuno Canelas (Departamento de Comunicação e Imagem)
Menção honrosa no concurso "Uma Aventura Literária"
Na sequência da participação do nosso agrupamento no concurso Uma Aventura Literária 2016 promovido pela Editorial Caminho em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, que celebra vinte anos de existência, e o Plano Nacional de Leitura, eis os resultados:
- Menção Honrosa para os alunos da Escola E. B. 2,3 de Pinhão, Eduardo Martim Veríssimo Valério do 2.º ano na modalidade de desenho, e Clara Loureiro do 7.º ano na modalidade de ler + História - crítica literária.
- Menção Honrosa para os alunos da Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó, Érica Monteiro e António Gomes do 6ºA na modalidade de desenho e texto original, respetivamente.
Este concurso tem por base a leitura de uma das obras da coleção Uma Aventura da autoria de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, a partir de uma lista sugerida pelos seus promotores.
Mais um incentivo para continuarmos a fazer mais e melhores leitores!
Parabéns aos laureados!
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Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Alijó inaugura Museu
No passado dia 18 e 19 de maio foi inaugurado oficialmente o Museu do Agrupamento de Escolas de Alijó, com a presença do Sr. Presidente do Município, da Sr. (a) Vereadora do Pelouro da Educação e Cultura, do Diretor e Subdiretor do Agrupamento e restante elenco da Direção, bem como alunos, funcionários e várias pessoas e entidades da localidade e Concelho. Este projeto foi implementado este ano pela primeira vez, sendo de certa forma pioneiro no universo de escolas do país. Teve como coordenadores os docentes Nuno Canelas, Mestrado em Arte Contemporânea e Museologia e Cristina Monteiro, Licenciada em Informática de Gestão e membro da Direção da Escola.
Uma das iniciativas e projetos mais aliciantes que uma escola pode implementar é sem duvida o da criação de um espaço museológico no recinto escolar. Com a sua existência, viabiliza-se um sem número de atividades culturais, artísticas, pedagógicas, cientificas, etc, de grande valor para uma comunidade escolar, estimulando o envolvimento de alunos, docentes e funcionários, mas podendo e devendo também envolver toda a comunidade em geral.
O compartilhar de ideias, a vivência interativa e o estar face a face com objetos originais e obras de arte, permite a superação de certos problemas de caráter cognitivo, didático, social e pedagógico, de uma forma criativa enriquecedora da cultura visual, para a melhor compreensão do mundo em que vivemos e na preparação dos alunos para a vida profissional.
O espaço museológico circunscrito ao ambiente escolar, do mesmo modo que favorece o diálogo entre a educação e as linguagens da arte e da ciência, estreita a relação entre conceitos e procedimentos originários das ações educativas dos museus. Se pensarmos que a iniciativa de parcerias entre museus e escolas é ainda insuficiente, sendo isto facilmente constatado se considerarmos a relação proporcional entre a população escolar que frequenta os museus por iniciativa das parcerias e o universo escolar como um todo; tendo nós consciência das inquestionáveis dificuldades existentes para levar todo o universo de alunos aos museus, torna-se imprescindível transpor para o ambiente escolar alguns dos princípios e experiências educativas dos museus. Nesta perspetiva, algumas iniciativas poderão ser executadas com alguma facilidade, tais como as da triagem, conservação e exposição de objetos de interesse museológico existente na escola ou recolhidos pela comunidade escolar, da criação de coleções de objetos culturalmente representativos, da elaboração de bancos de imagens fixas, da organização de exposições itinerantes destinadas à circulação em ambientes escolares, de presença ocasional de artistas na escola e muitas outras. O que se evidencia nas experiências mencionadas, é a oportunidade de aproximação entre a escola e portanto, do processo de ensino/aprendizagem e a diversidade de linguagens, técnicas, materiais e poéticas próprias da arte e dos museus, ampliando o conhecimento e a compreensão sobre o fenómeno artístico e museológico.
METODOLOGIA: Antes do início das atividades de conceção, montagem e exposição do acervo museológico propriamente dito, fez-se necessária a adequação do espaço que iria abrigar o respetivo material recolhido. Neste sentido, dotou-se a sala museu de infra- estruturas para acolher todas as peças existentes e outras que foram coletadas entre alunos, professores, funcionários e comunidade em geral. Assim e depois da colocação neste espaço de mobiliário apropriado, nomeadamente de armários com vitrinas e expositores, foram desenvolvidas por etapas vários procedimentos a saber:
Primeira fase (Instalação)
1- Seleção, registo e limpeza do acervo existente nos vários departamentos, salas e arrumos da escola sede e outras escolas do Concelho, algumas entretanto já encerradas;
2- Inventariação e triagem por espécie ou tipo de objetos, por forma a expor separadamente todo o acervo e preferencialmente por temáticas;
3- Divulgação do projeto na comunidade escolar e local;
4- Inauguração do espaço museológico com a participação de várias turmas e ações de sensibilização com visitas guiadas pelos professores;
Segunda fase (Desenvolvimento). Sala multifunções
1- Lançamento do projeto museológico escolar, que passa pelo incentivo na recolha e doação de objetos de interesse museológico na comunidade escolar e local. A ideia será a de recolher o maior número de objetos, através do qual o acervo possa crescer e existir uma relação de cumplicidade entre os alunos e restante comunidade e o acervo existente. Só desta forma se criará um espaço vivo e dinâmico, ao contrário do que acontece com a maior parte dos museus que são estáticos e "mortos". No contexto destas doações, criou-se uma ficha técnica do objecto, no qual consta, para além da especificidade do mesmo, data, funcionalidade, etc, o nome da pessoa e/ou família que doou a peça.
2- No âmbito deste projeto, com vista à sua dinamização e com o intuito de maximizar o usufruto por parte da comunidade escolar e local, serão do maior interesse que ali possam acontecer ao longo do ano letivo, diversos acontecimentos culturais como lançamento de livros, exposições temporárias, conferências, reuniões escolares, conselho geral, pedagógico, etc, que deverão pontualmente ser propostas à direção ou à equipa responsável pelo projeto.
Alguns dos objetos expostos com maior destaque e agora pertencentes ao acervo criado, foram doados pelos beneméritos de famílias de Alijó, com especial referência à família Marques e família Rufino. Da primeira foram expostos dois capacetes da 1ª Grande Guerra, uma granada, vários outros objetos e documentos históricos pertencentes ao antigo alferes que combateu na Guerra de La Lys (França), mais tarde Conselheiro do Rei D. Carlos e Juiz, Presidente da Relação da Comarca do Porto, Alfredo da Fonseca. Da família de Joaquim Rufino, foram expostos vários objetos e documentos assinaláveis sobre a Vida e Obra do maior benemérito de sempre de Alijó e antigo Presidente do Município, o Comendador José Rufino, tio do Médico Joaquim Rufino, recentemente falecido e a quem também Alijó muito deve pela sua ação comunitária e como médico ao serviço do Concelho durante toda a sua vida.
De assinalar que Alijó ainda não possuía qualquer espaço museológico e como tal, conta a partir de agora com esta nova valência que promete aumentar o seu acervo a partir de mais donativos de beneméritos do Concelho. No sentido de assegurar um futuro ainda mais promissor a este Museu agora criado, a Direção do Agrupamento está já a considerar a possibilidade de expandir o espaço físico das instalações, bem como, irá planificar para o futuro, a viabilização de visitas e acesso da comunidade em geral, bem como de turistas ao Museu.
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X Campeonato SuperTmatik Cálculo Mental
À semelhança dos anos anteriores, os alunos do Agrupamento participaram no X Campeonato SuperTmatik Cálculo Mental. Este campeonato visa fomentar o interesse pela prática do cálculo mental, desenvolver destrezas numéricas e de cálculo, reforçar a componente lúdica na aprendizagem da matemática e detetar e divulgar talentos na área do cálculo mental. As eliminatórias, disputadas entre os alunos do mesmo ano para apuramento dos campeões e vice-campeões de cada escalão, realizaram-se no dia 19 de fevereiro (dia da Escola em Movimento). Os campeões e vice-campeões de turma realizaram, posteriormente, a grande final online para apurar os vencedores a nível internacional em cada categoria. Foram divulgados dia 18 de maio os resultados oficiais que dão conta da participação nesta competição de 224 925 alunos de 48 nacionalidades. Mediante estes números os resultados do agrupamento são bastante positivos senão extraordinários.
Destacam-se as excelentes classificações dos alunos:
5ºano - Tiago Vilela - 6ª posição (em 32 475 participantes) Top 10
4ºano - Rodrigo Rodrigues - 28ª posição (em 24 075 participantes) Top 100
8ºano - Júnior Vilela - 33ª posição (30 075 participantes)Top 100
6ºano - Pedro Pires - 84ª posição (32 925 participantes)Top 100
4ºano – Francisco Queirós - 95ª posição (em 24 075 participantes) Top 100
Todos os restantes finalistas do agrupamento obtiveram também bons resultados na competição pelo que ficam aqui os parabéns e os agradecimentos a todos os que colaboraram na sua implementação.
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A coordenadora:
Cidália Pereira
CONTRATAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE - GRUPO 910 - LISTA DE ORDENAÇÃO PROFISSIONAL
Aqui se encontra a lista de graduação profissional refente à contratação de pessoal docente para o grupo 910. Mais se informa que a listagem final (graduação profissional+avaliação curricular) será divulgada brevemente.
sessão de encerramento do projeto Mem_TUA ESCOLAS
PROJETO
m_e_m TUA ESCOLAS |
Realizou-se no passado dia 13 de maio a sessão de encerramento do projeto Mem_TUA ESCOLAS em
Jerusalém do Romeu, concelho de Mirandela. Esta contou com os docentes participantes e Diretores das escolas envolvidas neste projeto, com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a professora Fernanda Rollo.
O nosso Agrupamento também marcou presença neste evento, fazendo-se representar pelos docentes responsáveis pelo projeto na nossa escola e pela aluna galardoada com o primeiro prémio, Laura Vilela.
Antes da sessão de encerramento propriamente dita, foi organizada uma visita ao museu local sobre a história da Casa Menéres e da Quinta do Romeu. Mais tarde, houve espaço para discussão e para intervenção de vários oradores como Eduardo Beira, Coordenador do Projeto FOZTUA, Nuno Ferrand, Professor da Universidade do Porto, Sobrinho Teixeira, Presidente do Instituto Politécnico de Bragança e a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
É sempre gratificante ver coroado o esforço individual e coletivo. Espero que o sucesso desta participação da nossa escola neste projeto galvanize os alunos e o corpo docente para a participação noutras atividades.
Mais uma vez, em nome dos alunos e dos docentes que integraram este projeto, ficam os mais sinceros agradecimentos a todos os que contribuíram para o êxito do mesmo.
Termino com uma frase que acompanhou todos os artigos escritos e que me toca particularmente:
"O vale do Tua é património cultural, é património social, mas é sobretudo património emocional."
A Coordenadora do Projeto:
Professora: Isabel Moreira
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