Centro Qualifica de Alijó

Cartaz Qualifica

Clique aqui para mais informações

Versão para impressão
PDF
28
Abr

Bem-Me-Quer em Família!

III BEM ME QUER EM FAMÍLIA 001

Estimados/as Pais/Encarregados/as de Educação,

A medida "Parentalidade Positiva" pretende dar continuidade ao Projeto "Bem-me-quer em família" que tem como principal objetivo fomentar práticas de desenvolvimento emocional em família, trabalhando estratégias que promovam/proporcionem o bem-estar em família.

Neste sentido, serve o presente para informar que a medida "Parentalidade Positiva" em colaboração com a medida "Mente Saudável", irá realizar no dia 2 de maio do corrente ano, pelas 18h30m, através da plataforma Teams, o Workshop "Bem-me-quer em família" - ano letivo 2021-2022, destinada a Pais/Encarregados/as de Educação do Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Alijó.

A inscrição na referida ação deverá ser realizada com o email institucional, para evitar constrangimentos aquando da entrada na sessão.

A vossa participação é essencial! Podem aceder ao formulário de inscrição através do link

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=uFM0nf--y0WoT-Edr0gCxsfUjUwFJ_1LmYnMi1PQ3UFUQUJQTDRPUE5ORlI3VkFBMkI2Rkw5S0tENy4u

Versão para impressão
PDF
26
Abr

Dia Internacional do Desastre de Chernobyl - 26 de abril de 1986

Trabalho realizado por Ana Rodrigues, Bruna Rodrigues e Diana Cardoso, 12.º D.

Trabalho realizado por Mariana Cardoso, 12.º C.

Versão para impressão
PDF
24
Abr

Dia Internacional do desastre de Chernobyl - 26 de abril de 1986

Trabalho realizado pelos alunos de 12.º ano de Línguas e Humanidades

Versão para impressão
PDF
24
Abr

25 de Abril de 1974 - Revolução dos Cravos

Trabalho realizado por Ana Rodrigues, Bruna Rodrigues e Diana Cardoso, 12.º D.

Versão para impressão
PDF
21
Abr

MATRÍCULAS PARA O ANO LETIVO 2022/2023

Informam-se todos os encarregados de educação que se iniciaram no passado dia 19 de abril as matrículas para o próximo ano letivo.

Nesta fase e até ao dia 16 de maio, as matrículas são EXCLUSIVAMENTE para as crianças que vão pela 1ª vez para a Educação Pré-Escolar e para o 1º ano.

Para os restantes anos de escolaridade, as matrículas serão realizadas de acordo com o cronograma seguinte:

- Entre o dia 9 de julho e o dia 19 de julho, para os 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º anos do ensino básico;

- Entre o dia 17 de junho e o dia 1 de julho, para os 8.º e 9.º anos do ensino básico e para o ensino secundário.

 

A partir do 2º ano de escolaridade, as renovações de matrícula são de cariz obrigatório para os 5º, 7º e 10º anos, sendo que para os restantes anos de escolaridade, mesmo nos anos de transição na Educação Pré-Escolar, as matrículas têm renovação automática.

As renovações de matrícula são também obrigatórias, independentemente do ano de escolaridade, sempre que ocorra:

− mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;

− alteração de encarregado de educação;

− mudança de curso ou de percurso formativo;

− escolha de disciplinas.

As matrículas e renovações de matrículas são feitas exclusivamente no Portal das Matrículas, cujo endereço é https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt. No caso dos pais e encarregados de educação não conseguirem efetuar a matrícula do seu educando autonomamente através do portal, podem solicitar auxílio aos serviços administrativos do agrupamento, agendando marcação para o efeito, através do telefone - 259959120.

Para mais informações sobre o processo de matrículas, encontra-se aqui o Manual de Utilização do Portal das Matrículas para Encarregados/as de Educação.

Para usufruir dos apoios nos livros/material escolar, ação social, transporte, refeições e prolongamento de horário para a educação pré-escolar, os encarregados de educação deverão dirigir-se ao gabinete municipal da educação.

Versão para impressão
PDF
19
Abr

VI Conversas com Pais| "Práticas pedagógicas para a Educação Inclusiva"

VI conversas com pais Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva 001

A medida "Parentalidade Positiva" vem pelo presente divulgar a VI "Conversas com Pais" - ano letivo 2021-2022 subordinada ao tema "Práticas pedagógicas para a Educação Inclusiva", destinada a Pais/Encarregados/as de Educação, Professores e Técnicos Especializados deste Agrupamento.  

A ação irá realizar-se no dia 26 de abril de 2022, pelas 18h30m, através da plataforma Teams. 

VI "Conversas com Pais" terá como oradores as Professoras Carla SofiaSilva Correia Pires, Dina Cruz e o Professor Agostinho Marafão.

As oradoras Carla Sofia e Silva Correia Pires, Licenciadas em Educadores de Infância pela UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com Pós-Graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, pela Escola Superior de Educação de Fafe. Dina Cruz, Licenciada em Português/Francês (ensino de) 3.º Ciclo e Ensino Secundário, Pós-graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor, com trabalho desenvolvido em Unidades de Multideficiência. Ambas as oradoras exercem funções como Docentes de Educação Especial no Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Alijó. Agostinho Marafão Especializado e Mestre em Ciências da Educação- Especialização em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (2ºCiclo), pela UTAD. É professor do quadro do Agrupamento de Escolas D. Sancho II de Alijó, exercendo as funções de Coordenador da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva -EMAEI e Representante do Grupo de Educação Especial.

Colabora com a UTAD no curso de formação especializada pós-licenciatura em Educação Especial: domínio cognitivo e motor, na disciplina de Aspetos Evolutivos e Educacionais das Perturbações Cognitivas.

 

A vossa participação é essencial! Podem aceder ao formulário de inscrição através do link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=uFM0nf--y0WoT-Edr0gCxsfUjUwFJ_1LmYnMi1PQ3UFUMURWQ0lFWUdWTzM0ODFJVlo4U0FURjFNUi4u 

Versão para impressão
PDF
14
Abr

Avaliações do 2º período

As avaliações do 2º período encontram-se disponíveis no GIAE online.

Versão para impressão
PDF
12
Abr

ALUNOS DO 10ºANO DO ENSINO PROFISSIONAL VISITAM A CIDADE DE BRAGA

No passado dia 5 de abril, os alunos do 10ºano, dos cursos profissionais Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Turismo, da nossa Escola, realizaram uma visita de estudo à cidade de Braga, que teve como principal objetivo conhecer melhor as artes e os hábitos referente à cultura romana. Durante o período da manhã visitaram o Museu de Arqueologia D. Diogo Sousa, onde estiveram em contato com todo o espólio romano encontrado na cidade Bracara Augusta. No mesmo local, também puderam conhecer a Coleção Bühler-Brockhaus, constituída por um elevado número de peças de arte, do período da Grécia e Roma Antiga, doadas pelo casal de mecenas.

De seguida, os alunos visitaram a Escola Velha da Sé, no qual puderam ver um conjunto de estruturas, correspondentes a um Domus- edifício privado de uma família abastada da época romana e o monumento conhecido como Fonte do Ídolo, de grande interesse devido ao seu cariz único. E a visita terminou com a deslocação ao Alto da Cividade, e em particular às Termas Romanas, onde foi dado a conhecer a constituição do edifício e como decorriam os banhos públicos, de acordo com as regras prescritas pela medicina da época.

Alunos e professoras tiveram a oportunidade de vivenciar um prazeroso dia em que não faltou a boa disposição, inspirados por esta belíssima cidade onde aspiramos voltar.

Plataformas online

giaeonline

Microsoft-Office1


EQAVET

EQAVET logo

Orçamento Participativo 2022

LOGO COR-03

Apresenta a tua proposta para o orçamento participativo 2022 na secretaria ou em https://opescolas.pt/candidaturas/candidaturas.html até ao dia 13 de março de 2022. Consulta o regulamento em https://opescolas.pt/regulamento/

Visita Virtual à Escola Sede

Visita

Visita virtual em 3D à Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó realizada pela aluna Margarida Ribeiro no Âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B.

ERASMUS project

logo2

Parentalidade Positiva

Parentalidade

Biblioteca Escolar Digital

Biblioteca Escolar Digital

SELO DE SEGURANÇA DIGITAL

Quem está em linha

Temos 383 visitantes em linha

Restaurante Pedagógico, Professor Mário Vaz

Restaurante Copy

PIICIE - Alijóeduca+

PIICIE