Apoio Financeiro - Acelerador Qualifica

Qual o objetivo do Acelerador Qualifica*?

O Acelerador Qualifica pretende contribuir para melhoria das qualificações dos adultos, através da participação e da certificação dos adultos em processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC).

Quem são os destinatários do Acelerador Qualifica*?

Adultos que concluam um nível de qualificação elegível através de um processo RVCC, estando esta atribuição condicionada à progressão escolar ou à obtenção de uma dupla certificação pelo adulto, ou seja, permitir a estes adultos a progressão do seu nível de qualificação (escolar ou de dupla certificação), de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações.

Qual o valor do Acelerador Qualifica*?

O apoio financeiro a atribuir no âmbito do Acelerador Qualifica tem um valor fixo equivalente a 1,25 vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS), sendo este atualizado anualmente e calculado por referência à data da conclusão da qualificação, e que em 2023 corresponde a 636,58€.

* Financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nomeadamente no Investimento RE-C06-i03: Incentivo Adultos, que integra a C6 – Qualificações e Competências