Fev

Vencer o cancro está ao nosso alcance!

Este é o mote para a comemoração do Dia Mundial do Cancro, no dia 4 de fevereiro.
O cancro é uma doença que mata 7,6 milhões de pessoas por dia, em todo o mundo, sendo que, em Portugal, os números reportam a morte de 42 mil pessoas, por ano.
Desta forma, a prevenção primária e secundária, o diagnóstico precoce e tratamentos adequados são fundamentais nesta luta.
Para abordar este tema e consciencializar os alunos, de 11º ano da Escola Básica e Secundária D. Sancho II, Alijó, sobre riscos e estilos de vida potenciadores de alguns cancros, bem como de formas de proteção e prevenção desta doença, a enfermeira Augusta Costa, do Centro de Saúde de Alijó, dinamizou uma palestra, em articulação com o Projeto de Promoção e Educação para a Saúde deste Agrupamento (foto 1).
Foram ainda explorados alguns mitos relacionados com o cancro em geral, tendo havido espaço para o debate e a partilha de ideias.
No final os alunos foram convidados a escrever, num mural, uma mensagem ou um nome, lembrando e homenageando aqueles que enfrentaram, ou enfrentam, esta doença.
Um mural idêntico foi construído pelos alunos da Escola Básica do Pinhão, no qual expressarem os seus sentimentos (fotos 2 e 3).
Porque, infelizmente, o cancro afeta-nos a todos!

Cancro 1 Cancro 2