Fev

PARTICIPAÇÃO NO SEMINÁRIO memTUA ESCOLAS

No passado dia 10 de fevereiro, o nosso Agrupamento esteve presente no segundo Seminário memTUA ESCOLAS, que decorreu em Foz Tua. O dia começou com a visita às obras da barragem em Foz Tua (estaleiro das obras: apresentação inicial na sala Unesco e visita acompanhada às obras em curso no muro e na central subterrânea).

O almoço foi oferecido aos presentes no Restaurante Calça Curta.

A tarde reservou outras atividades, nas instalações da Quinta do Tua (grupo Symington). Começamos agradavelmente por assistir às palestras: “Uma introdução à história da linha e do vale do Tua”; “Questões operacionais e ideias para umas FAQ do projeto”; “Histórias da linha do Tua no Portugal na viragem do século (XIX para XX)”. Seguindo-se um debate sobre: “A experiência das escolas participantes”, onde o responsável pelo projeto de cada escola participante, teve a oportunidade de partilhar as experiências, ideias, práticas, objetivos do trabalho desenvolvido, bem como constrangimentos, dúvidas, pertinência e continuidade do mesmo.

O balanço deste seminário foi bastante positivo, terminando assim mais uma sessão de trabalho para a operacionalização do projeto memTUA.

O vale do Tua é património cultural, é património social, mas é sobretudo património emocional.