Visita de Estudo dos alunos de Ciência PolÃtica
Nos dias 20 e 21 de fevereiro, os alunos da disciplina de Ciência PolÃtica da Escola Básica e Secundária D. Sancho II de Alijó participaram numa enriquecedora visita de estudo a diversas instituições de grande relevância para a formação cÃvica e cultural.
Acompanhados pelos professores Ana Alonso (Ciência PolÃtica/História A), Carlos Monteiro (Subdiretor) e Mário Valente (Português), os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Casa do Parlamento - Centro Interpretativo, o Palácio de S. Bento e a Assembleia da República, onde aprofundaram os seus conhecimentos sobre o funcionamento das instituições democráticas portuguesas. Durante a visita ao Palácio de S. Bento, foram recebidos e guiados pelos Senhores Deputados AmÃlcar Castro Almeida e André Marques, que proporcionaram um contacto direto e esclarecedor sobre o trabalho parlamentar e a importância da participação cÃvica na sociedade.
Para além do contacto com a realidade polÃtica, os alunos tiveram também a oportunidade de explorar o universo artÃstico e cultural, com uma visita ao CAM Gulbenkian - Flash Modernismo, onde puderam apreciar obras de arte que marcaram o Modernismo. Soubemos que o CAM foi distinguido com o prémio EdifÃcio do Ano 2025, na categoria de Arquitetura Cultural, atribuÃdo pela plataforma internacional ArchDaily. Este prémio celebra anualmente as melhores e mais inovadoras obras arquitetónicas de todo o mundo.
Mais do que uma simples visita de estudo, esta iniciativa transformou-se numa experiência enriquecedora e envolvente, permitindo aos alunos vivenciar de forma prática e imersiva a dinâmica da vida polÃtica e cultural.
A Escola Básica e Secundária D. Sancho II de Alijó expressa o seu profundo agradecimento aos Senhores Deputados AmÃlcar Castro Almeida e André Marques pela atenção e disponibilidade demonstradas durante a visita, bem como à Câmara Municipal de Alijó, em particular à Sr.ª Vereadora Sónia Pires, pelo apoio prestado na concretização deste momento de grande valor educativo e formativo.

Â
Â